Ferida é qualquer lesão que interrom pa a continuidade da pele.
Tipos de Curativos
As feridas cutâneas são erosões ou cortes que comprometem a integridade da pele ou mucosa, sejam elas ocasionadas por acidentes, traumas, doenças ou cirurgias.
⇒ Quanto ao grau de contaminação 1. Limpas - são as produzidas em ambiente cirúrgico, sendo que não foram abertos sistemas como o digestório, respiratório e genito-urinário. A probabilidade da infecção da ferida é baixa, em torno de 1 a 5%.
Alergias. As alergias são comuns e podem ser causadas por vários motivos, como ácaros e fungos. Elas são uma reação do sistema imunológico e, por isso, é importante procurar quais são os fatores que provocam o aparecimento de feridas na pele.
Herpes: a infecção pelo vírus da herpes causa vermelhidão e pequenas bolhas, que podem causar coceira ou ser dolorosas, sendo comuns nos lábios e na região genital; Impetigo: infecção na pele causada por bactérias que causam pequenas feridas que contém pus e formam crostas.
Por definição, as feridas são uma interrupção na continuidade da pele. Elas podem ser causadas por traumas, acidentes, cirurgias ou desencadeadas por alguma doença. Podem ser agudas, consideradas mais recentes, superficiais ou de simples tratamento, ou crônicas, com maior dificuldade de cicatrização e reincidência.
Entenda, a seguir, como oito doenças agem.
Morfologia básica:
Dez sinais de que a sua pele está sofrendo os efeitos do estresse
As doenças de pele são caracterizadas quando há algum dano no tecido da derme ou nas camadas mais profundas, causando dores, infecções ou outras condições. Muitas pessoas associam as doenças de pele com a exposição solar ou ao descuido com os nossos tecidos – entretanto, essa ideia é um pouco equivocada.
Alguns exemplos de infecções bacterianas da pele são:
Quando as células de defesa tentam combater esses vírus ocorre o surgimento de pus. Já a afecção refere-se a uma alteração ou modificação que ocorre no corpo, ela é causada por alguma doença.
A psoríase é uma doença de origem autoimune que surge quando o ciclo de vida das células da pele fica muito acelerado, resultando em um rápido acúmulo de células mortas da pele. Essas células que se acumulam formam escamas grossas e manchas vermelhas e ressecadas que podem provocar coceira ou dor.
Psoríase não é contagiosa: Não se sabe ainda o que provoca a psoríase. As causas estão relacionadas a questões genéticas, imunológicas, ambientais e psicológicas. Mas uma certeza você pode ter: a psoríase não é contagiosa. Ninguém pega psoríase pelo toque, ao compartilhar roupas ou objetos ou dormir na mesma cama.
A psoríase manifesta-se principalmente por lesões cutâneas, geralmente como placas avermelhadas, espessas, bem delimitadas, com descamação, que podem surgir em qualquer local do corpo.
A causa da psoríase ainda é desconhecida e embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes. Os locais mais atingidos são o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco, com lesões em ambos os lados do corpo.
Investir em uma dieta mais saudável não é a única recomendação contra psoríase no campo do estilo de vida. Cigarro, bebidas alcoólicas e estresse em excesso são outros fatores que pioram a doença.
Alimentos que devem ser evitados
O tratamento da psoríase pode ser feito com o uso de cremes ou pomadas anti-inflamatórias, que diminuem a coceira e mantém a pele devidamente hidratada. Expôr a área afetada ao sol logo pela manhã ou ao final da tarde sem protetor solar também ajuda a controlar as lesões.
5 remédios caseiros para psoríase
O tratamento para psoríase depende do tipo, localização e extensão das lesões, podendo ser feito com cremes ou pomadas com corticoides e retinoides ou remédios de uso oral, como ciclosporina, metotrexato ou acitretina, por exemplo, mediante recomendação do médico.
Um ótimo tratamento caseiro para quando se está em crise de psoríase é adotar estes 3 passos que indicamos a seguir:
Muita gente não sabe, mas os pacientes de psoríase têm direitos que podem ser pleiteados:
Diluir o vinagre de maçã com quantidades iguais de água antes de aplicá-lo, também pode reduzir a sensação de queimação e irritação. Enxaguar o couro cabeludo uma vez que a solução tenha secado também pode aliviar esses efeitos.
Compressa de aloe vera (babosa)