A 1. ª conjugação, de tema em -a-, compreende verbos como amar, saltar, brincar, etc.; a 2. ª, de tema em -e-, compreende verbos como comer, receber, dever, etc; a 3. ª, de tema em -i-, integra verbos como dormir, sorrir, partir, etc.
Os verbos são separados em três tipos de conjugação, cada tipo é classificado de acordo com a terminação das palavras. Os verbos que terminam em – ar pertencem à primeira conjugação, os que terminam em – er são da segunda conjugação e os que terminam em – ir são da terceira conjugação.
Terminações verbais
Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. ... - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.
Significado de Pretérito substantivo masculino [Gramática] Tempo verbal que expressa uma ação ou estado cuja ocorrência é anterior ao momento em que se fala. adjetivo Que já passou; que não faz parte do presente nem do futuro; passado: momentos pretéritos; vida pretérita.
O pretérito perfeito composto é usado para mostrar uma ação repetida que aconteceu no passado e se estende até o presente. Ele é constituído pelo verbo auxiliar "ter" conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido): Exemplo: Eu tenho andado feliz esse mês.
O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.