Adutora de Água Tratada: canal, galeria ou encanamento destinado a conduzir a água da estação de tratamento aos reservatórios de distribuição, depois de receber tratamento. Captação: conjunto de equipamentos e instalações utilizado para a retirada de água do manancial.
4 — Adução por gravidade a) Adutora em conduto livre. 1- Características gerais -- Nos condutos livres, o líquido em escoamento apresenta uma superfície livre constantemente sob a pressão atmosférica. A linha piezométrica efetiva do escoamento está contida, em todo o percurso, nessa superfície livre.
O dimensionamento de linhas adutoras pode ser realizado através da fórmula de Bresse, que se aplica a estações de bombeamento que operam de forma contínua, através da fórmula da ABNT, que se aplica para estações de bombeamento que funcionam algumas horas por dia ou através da elaboração de estudos que possibilitam a ...
Uma das fases indispensáveis para a construção de uma ETA e que nós, engenheiros, devemos saber, é o dimensionamento de cada uma das etapas: coagulação, floculação, decantação e filtração. Esse dimensionamento, se feito de maneira incorreta, pode acarretar um mau funcionamento da estação de tratamento.
Há duas formas de captação: superficial e subterrânea. A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
O Reservatório de Água Tratada em polietileno Rotogine é uma alternativa segura e eficiente para o armazenamento da água resultante um tratamento terciário ou final das águas servidas, como no caso de cloração e aplicação de UV ou ozônio. É resistente à ação de produtos químicos e pode ser completamente enterrado.
Em outras palavras, os reservatórios servem para criar uma queda d'água com peso suficiente para gerar a energia. O cálculo da potência instalada da usina é efetuado através de estudos que consideram o volume deste reservatório, a vazão da queda d'água é a diferença de altura entre a fonte e a turbina.
A água sem tratamento e imprópria ao consumo humano é retirada de mananciais, reservatórios hídricos utilizados para o abastecimento de água. Nessa etapa a água passa por um gradeamento (sistema de grades) que impede a entrada de elementos sólidos contidos na água, como folhas, galhos e troncos, por exemplo, na ETA.
Depois de tratada, a água é armazenada em reservatórios de distribuição para, depois, ser levada até os reservatórios de bairros, estrategicamente localizados. De lá, a água segue por tubulações maiores (adutoras) e entra nas redes de distribuição até chegar ao consumidor final.
A água que chega às nossas casas começa por ser captada em meio hídrico – pode ser captada à superfície, em rios e albufeiras, ou no subsolo em lençóis de água, através de furos ou poços. O próximo passo é levar a água para as Estações de Tratamento de Água ( ETA) onde ela é tornada adequada para consumo.
Os mananciais são as fontes primárias da água consumida em indústrias, empresas e residências – e de lá, o recurso é transportado para as estações de tratamento. As reservas podem se originar tanto de rios, lagos ou represas, como de lençóis freáticos ou poços profundos.
São classificadas como: residenciais, comerciais, industriais e mistas. Denomina-se vazão específica a vazão média distribuída em uma área específica.
Rede Ramificada A rede é classificada como ramificada quando o abastecimento se faz a partir de uma tubulação tronco, alimentada por um reservatório ou através de uma elevatória, e a distribuição é feita diretamente para os condutos secundários, sendo conhecido o sentido da vazão em cada trecho.
12) calcula-se a vazão fictícia para cada um dos trechos, que será igual a semi-soma da vazão de jusante com a de montante....
A cota piezométrica é uma das principais variáveis na descrição de um sistema de águas subterrâneas. Representa a energia mecânica por unidade de peso do fluido no sistema. ... Em seguida, as elevações do nível de água são obtidas subtraindo a profundidade medida à água da elevação da superfície da terra.
É o referencial de um ponto que quanto mais póximo da nascente do rio se diz que se está a montante e quando se está mais próximo da foz se diz que está a jusante do rio, no caso das hidrelétricas estes nomes são muito usados.