O Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, revigorando-se por pouco tempo entre 1942 e 1945.
O período da Batalha da Borracha, alguns também chamam este período de Segundo Ciclo da Borracha, no período de 1942 a 1945 no contexto da Segunda Guerra Mundial, quando a Amazônia teve novamente, embora por pouco tempo, um aumento na procura e produção da borracha financiado pelos Estados Unidos.
No início do século XX, a supremacia da borracha brasileira sofreu forte declínio com a concorrência promovida pelo látex explorado no continente asiático. ... Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as indústrias passaram a adotar uma borracha sintética que poderia ser produzida em ritmo mais acelerado.
Região da Amazônia, palco do ciclo da borracha. É visível parte do Brasil e da Bolívia, além dos rios Madeira, Mamoré e Guaporé, perto dos quais construiu-se a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. ... Foram os índios centro-americanos os primeiros a descobrir e fazer uso das propriedades singulares da borracha natural.
No decorrer do primeiro ciclo da borracha, a região amazônica foi responsável por cerca de 40% de toda a exportação brasileira. O Reino Unido pagava o produto exportado com libra esterlina. No Brasil, o estado de São Paulo é o maior produtor de borracha natural, atualmente.
Foram realizadas muitas obras de infraestrutura, como a construção de estradas, pontes, casas e escolas. Chegaram também eletricidade, sistema de água encanada e esgotos. Ergueram-se também obras arquitetônicas, como o Teatro Amazonas de Manaus, e o Teatro da Paz de Belém.
A importância da extração da borracha na Região Norte para o desenvolvimento cultural da região se dá pelo fato de que ela gera emprego, renda e o crescimento da população naquela região.
Explicação: as consequências foram: integração do estado do Acre ao território brasileiro, aumento da população da Amazônia, crecimentos dos centeos urbanos Manaus e Belém, construção das Rodovias e da estrada de Ferro Madeira- Mamoré.
O ciclo da borracha que era extraído do látex da seringueira e após um processo transformado no material a ser comercializado transformou a região amazônica, fatores como a expansão da colonização, a atração pelas riquezas do lugar e transformações tanto culturais como físicas do lugar, trouxeram enorme crescimento ...
Durante quase meio século, de 1870 a 1920, a produção de borracha na Amazônia é uma das mais importantes atividades econômicas do país. ... E a aceleração da indústria automotiva, a partir da invenção do motor a combustão e dos pneus de borracha vulcanizada, cria um enorme mercado consumidor dessa matéria-prima.
Resposta: No final do século XIX a recém-criada indústria de automóveis estava em plena expansão. As empresas e a classe média correram para adquirir o meio de transporte do momento. Com isso, a demanda pela borracha aumentou significativamente, pois este produto era matéria-prima para a fabricação de pneus.
Os seringueiros têm uma história de luta, com realização de atos de protesto contra a política para a borracha nativa, contra a fome e contra a devastação da floresta amazônica. Os trabalhadores dos seringais foram responsáveis por muitas manifestações políticas em vários municípios do Acre.
Seringueiro é o personagem típico da região dos seringais. É aquele que extrai o látex das seringueiras e viabiliza sua transformação em borracha natural. Seringalista é o proprietário do seringal. A seringueira é uma planta brasileira (hevea brasiliensis) da família das euforbiáceas, originária da Amazônia.
a vida dos seringueiros não era fácil. Devido ao isolamento no meio da florestas, as famílias compravam as mercadorias de primeira necessidade, como sal, redes, pólvora e fósforos, no barracão do patrão. ... Com isso, o seringueiro tornava-se um tipo de “escravo”.
Significado de Seringueiro substantivo masculino Aquele que extrai o látex das seringueiras e com ele prepara a borracha.
Significado de Seringalista substantivo masculino e feminino Proprietário de seringal. adjetivo Que se dedica à exploração dos seringais.
Seringueiro é o profissional que trabalha com e extração do látex, um líquido grosso da árvore chamada Seringueira, matéria-prima da borracha natural. Para a extração do látex, o profissional sangra a árvore, fazendo talhos, e coloca sobre a sangria uma cuia ou bacia para aparar o líquido.
Significado de Seringueira substantivo feminino Nome dado a várias espécies de árvores cujo látex é usado na produção de borracha. Dessas espécies, a mais notável é a seringueira legítima ou árvore-da-borracha.
Como a seringueira vive mais de 200 anos, o látex pode ser extraído ao longo de várias décadas. Nos seringais plantados do Tapajós, o número de árvores sangradas por dia pode ser maior devido a sua maior densidade. No Acre, as cooperativas extrativistas estão beneficiando a borracha e agregando mais valor à produção.
Significado de Babaçu substantivo masculino Palmeira brasileira de cujo coco se extrai um óleo de grande valor industrial. ... Suas folhas, grandes e planas, servem para a cobertura de casas; suas fibras, para a confecção de objetos trançados; e o palmito e o coco, para a alimentação.
substantivo masculino Ave passeriforme da família dos trogloditídeos, que canta maviosamente, mas só enquanto constrói o ninho, e que, segundo a lenda, traz sorte a quem o possui, empalhado.
O mesocarpo (côco) do babaçu é usado no Brasil como suplemento alimentar e na medicina popular para o tratamento de inflamações, cólicas menstruais e leucemia. ... Seus polissacarídeos têm ação anti-inflamatória e imunomoduladora.
Significado de Araponga substantivo feminino Gír. Agentes policiais que gravam ilegalmente conversas telefônicas.
Macuco – do Tupi Guarani maa=mbaé-coisa ; cucu =comer muito. Ave brasileira, tinamídea (Tinamus solitarius), muito apreciada por sua carne saborosa; tem o tamanho de uma galinha e vive solitária; encontrável nas matas de todo o país.
Não é à toa que, em tupi, suçuarana quer dizer 'veado falso' (foto: Paula Hanna Valdujo). A palavra suçuarana, a propósito, está na origem de cougar, um dos nomes usados na língua inglesa para se referir a Puma concolor.
Significado de Tabajara substantivo feminino e masculino Nativo dos tabajaras; indígena que pertence aos tabajaras, povo indígena que habitou algumas regiões litorâneas do Brasil, especialmente em alguns estados nordestinos. [Etnologia] Grupo indígena que vive na região do município de Viçosa, no estado do Ceará.
Arapuca (também arataca ou urupuca) é um artefato sul-americano de origem indígena, o qual consiste numa armadilha com formato piramidal destinada a pegar aves vivas, pequenos mamíferos ou outros animais de caça.