Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas” (como uma tentativa de amenizar e adocicar as péssimas relações que foram mantidas), mas percebemos que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas”, que mais correspondeu ao ...
No ano de 1500, os primeiros portugueses chegaram ao chamado “Novo Mundo” (América), e com eles o navegador Pedro Álvares Cabral desembarcou no litoral do novo território. Logo, os primeiros europeus tomaram posse das terras e tiveram os primeiros contatos com os indígenas denominados pelos portugueses de “selvagens”.
No inicio, quando os portugueses chegaram ao território houve uma boa relação como os nativos. Eles fizeram vários empreendimentos juntos, como o sistema de trocas na exploração do pau-brasil, por exemplo. Posteriormente os portugueses começaram a querer escravizar os nativos, os obrigando a trabalhar nas lavouras.
Resposta. Os portugueses viam os índios como inferiores por conta de seus costumes, vestimentas e cor de pele. Os índios viam os portugueses, em suas caravelas grandiosas e montados em cavalos como deuses.
Já os indígenas (ou, melhor dizendo, povos nativos) provavelmente se espantaram mais ainda com os colonizadores, pois não só usavam vestimentas estranhas (e inadequadas para o clima), como possuíam uma série de objetos que eles jamais haviam visto, falavam uma língua incompreensível e tinham a pele muito clara.
Os Europeus impuseram aos povos nativos práticas que afetaram profundamente a sobrevivência de suas comunidades. Entre elas a Escravidão. Na América Espanhola e na América Portuguesa, populações indígenas inteiras foram removidas de suas regiões de origem para trabalhar como escravos para os Conquistadores.
O processo de colonização levou à extinção de muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja por meio das guerras, seja em consequência do contágio por doenças trazidas dos países distantes como a gripe, o sarampo e a varíola, que vitimaram, muitas vezes, sociedades indígenas inteiras, em razão dos ...
Não podemos dizer que a catequização foi algo totalmente ruim, ela trouxe benefícios, como o fato deles terem sido escravizados apenas no princípio. Entretanto, causou uma perda de patrimônio cultural, por parte da população indígena. Os costumes foram perdidos! As danças foram esquecidas.
No início da colonização, os portugueses queriam fazer os índios de escravos. Atualmente, eles enfrentam problemas com a demarcação de terra, pois muitas vezes alguém tenta invadir o território deles para fazer da área um lugar de plantio ou extrair madeira.
A população indígena no país sofreu um enorme decréscimo, entre o século XVI e o século XX, passando de milhões para a casa dos milhares. Extermínios, epidemias e também escravidão foram os principais motivos dessa redução. Foi após a década de 80 que esse cenário mudou e a população indígena voltou a aumentar.
Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.
História indígena: 500 anos de despovoamento. ... O contato entre os colonizadores portugueses e os índios fez com que aldeias inteiras foram flageladas e isso resultou em um declínio demográfico indígena, principalmente nas regiões próximas ao litoral brasileiro.
Resposta. Resposta: Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram. Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio.
Resposta. olá!! Com a imigração e colonização europeias no Brasil meridional, houve um impacto na ecologia humana de grupos indígenas, principalmente pelo contágio de certas doenças infecciosas, como o caso de gripe, sarampo, catapora, bem como de doenças graves, tais como pneumonia e varíola.
Entretanto, por causa do desmatamento no entorno e das mudanças do clima, a floresta está mais seca, os índios têm menos espaço para mobilidade e o fogo está avançando cada vez mais. A estimativa é que no ano passado, mais de 10% do parque tenham sido atingidos pelo fogo.
O que pode acontecer com as comunidades indígenas que precisam abandonar seu modo de vida é que elas podem perder parte de sua identidade cultural, mas isso é uma pequena possibilidade.
Desenvolvimento econômico e grandes projetos têm ameaçado os direitos de povos indígenas no Brasil. ... Os povos indígenas continuam a sofrer discriminação, privações e ameaças, seu direito constitucional as suas terras ancestrais é violado, e o governo tem falhado em garantir sua segurança e direitos.
“A causa do desmatamento das terras indígenas é a invasão e a extração ilegal das áreas. ... De acordo com a líder indígena, o desmatamento afeta diretamente a vida dos povos indígenas por causa da insegurança que gera dentro da terra e também devido a essa violência.
Os povos e comunidades tradicionais são titulares do direito fundamental à assistência jurídica, de forma integral e gratuita. Ela pode e deve ser adotada de forma coletiva, sempre que houver necessidade de afirmação, reconhecimento, proteção e defesa de seus direitos étnicos e territoriais.
De acordo com essa Política, Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) são definidos como: “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ...
Na utilização de tais recursos, devem se utilizar de conhecimentos, inovações e práticas que foram criados dentro deles próprios e transmitidos oralmente e na prática cotidiana pela tradição. Para ser reconhecido como comunidade tradicional, precisa trabalhar com desenvolvimento sustentável.