adjetivo Tolerante; em que há tolerância, condescendência: juiz leniente. Suave; que contém ou demonstra lenidade, suavidade; que acalma. substantivo masculino Aquilo que suaviza, alivia ou acalma: medicamento leniente.
Leniência do latim lenitate, semelhante a lenidade, corresponde à brandura, suavidade, doçura ou mansidão, o que no contexto da lei de repressão às infrações contra a ordem econômica dá às sanções contra práticas anti-concorrenciais a qualidade de lene, isto é, o abrandamento da punição a ser imposta.
1 Que não cede; que não se move à compaixão; implacável, rigoroso, severo: “Aurélia […] esteve por algum tempo afrontando-o com inexorável desprezo” ( SEN ) . 2 Cujo rigor não admite atenuantes; austero, duro, rígido: Leis inexoráveis.
25 sinônimos de inexorável para 2 sentidos da palavra inexorável: Que é rígido e inflexível: 1 rígido, rigoroso, inflexível, implacável, severo, austero, firme, duro, reto, intransigente, incomplacente, inabalável, impiedoso, insensível, cruel, inquebrantável.
adjetivo Relativo à diplomacia, à ciência das relações internacionais. [Figurado] Que é hábil; cortês, fino: diretor diplomático. [Figurado] Cujo comportamento é discreto, reservado; que age com prudência e discrição; discreto.
1 corajoso, intrépido, ousado, destemido, valente, audaz, bravo, audacioso, atrevido, valentão, decidido, denodado, valoroso, intrêmulo, aventureiro, impávido. Que é inovador e revolucionário: 2 inovador, revolucionário, avançado, progressista, renovador, reformador, empreendedor, dinâmico.
O diplomata é um servidor público que trabalha para promover os interesses brasileiros e estimular as relações entre o Brasil e outros países. Trata-se de um profissional de carreira lotado no Ministério das Relações Exteriores (MRE), também conhecido como Itamaraty.
De maneira geral, o diplomata é o representante oficial de um determinado país perante os governos de outras nações e instâncias internacionais. Para ter uma ideia do dia a dia desse profissional, imagine uma rotina recheada de reuniões, negociações e trocas de informação em português e outros idiomas.
Para entrar no Itamaraty e ser diplomata, o estudante pode ser formado em um curso superior, como Relações Internacionais, e ser aprovado no concurso público realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), órgão responsável pela formação dos diplomatas brasileiros, ligado ao Ministério das Relações Exteriores.