Resposta: Origem de Londrina. Explicação: Essa brincadeira também é uma das preferidas da criançada fez sucesso durante a infância de muitas décadas e até hoje.
Jeito de brincar Cada grupo fica em uma das extremidades de uma quadra, de um campo ou da rua. A mamãe da rua se posiciona no meio, entre os dois grupos. Ela precisa correr e pegar quem cruza a quadra, de um lado para o outro, pulando em um pé só. Quem ela conseguir pegar, passa a ser a mamãe da rua.
Jeito de brincar Um dos participantes tem que chutar a garrafa para longe. Outra pessoa corre até a garrafa e a traz, de costas, para o lugar de onde ela foi lançada. Enquanto isso, os outros participantes se escondem. Quem foi buscar a garrafa será o pegador e terá que procurá-los.
Desenhe duas linhas paralelas no chão, com auxílio de um giz, com cerca de 8 metros de distância. Depois, separe dois grupos de crianças – cada um deve ficar atrás da linha marcada. Um dos participantes vai até o grupo adversário e bate, de leve, nas mãos de todas as crianças dizendo: “Barra-manteiga.
Os jogadores ficam enfileirados lado a lado em duas linhas paralelas com certa distância. Um porta-voz de uma das equipes vai até a outra, dá tapinhas nas mãos estendidas e, após dar o último tapa, corre de volta para seu território, perseguido pelo adversário.
A brincadeira com bola 'Barra Bola' é conhecida em muitos estados brasileiros. É preciso formar duas equipes com mesmo número de crianças cada uma. Traça-se duas linhas paralelas com aproximadamente 8 metros de distância entre ambas.
O comandante manda que as crianças corram um quarteirão, ou peguem um objeto de cor vermelha, verde, ou até mesmo objetos que tenham em casa e que possam brincar. Quem chegar por último leva um 'bolo' ou paga uma prenda como castigo. A criança que estiver comandando deve ser trocada de três em três tarefas solicitadas.
A Brincadeira da Boca de Forno é muito antiga. ... A brincadeira consiste no seguinte: O chefe dá a ordem, que consiste em achar um determinado objeto. Os que não trouxerem o objeto pedido são obrigados a 'pagar uma prenda', que pode ser dançar uma música, imitar um bicho engraçado etc.
Lewis Carrol
OS PAIS IRÃO ESCOLHER ALGUÉM DA FAMÍLIA, PARA SER O LOBO, E OS DEMAIS SERÃO OS FUTUROS PERSEGUIDOS. O LOBO IRÁ SE ESCONDER E OS DEMAIS PARTICIPANTES, FICARÃO DE MÃOS DADAS CONFORME CAMINHAM EM SUA DIREÇÃO, CANTANDO: - VAMOS PASSEAR NA FLORESTA, ENQUANTO O SEU LOBO NÃO VEM. TÁ PRONTO, SEU LOBO?
Em roda, uma criança fica em destaque fora da roda (o Lobo). As crianças movimentam-se em roda, cantando: “Vamos passear no bosque, enquanto seu lobo não vem”.
"Que horas são, Seu Lobo?" ( Se ele falar 10 horas, o jogador que perguntou tem que dar 10 passos na direção do lobo, se ele falar, 2 horas dará dois passos, por exemplo. Quando o lobo achar que já tem alguém perto, grita "hora de jantar" e tenta pegar um dos outros jogadores. Quem for pego vira lobo.
Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos – gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Mas as primeiras referências ao jogo de que se tem registro confirmado datam do século 17.
Aprenda brincadeiras de diferentes partes do mundo!
As melhores brincadeiras infantis antigas