Apoderar-se de algo que não lhe pertence; tomar a posse de: o morador apropriou o apartamento invadido; ele apropriou ao cargo os privilégios do chefe; apropriou-se das joias da esposa. Adequar; tornar particular ou oportuno: apropriou seu emprego ao tempo que tinha; o espetáculo apropriava-se ao público.
Faz uso de: 1 usa, emprega, opera, aplica, manuseia, manipula, lida, coloca, gasta, prepara. Tira utilidade ou proveito: 2 aproveita, serve-se, vale-se, usufrui, frui, desfruta, dispõe de, conta com, recorre, beneficia, logra, pega.
1 Ato ou efeito de apreender. 2 Jur Ato de retirar pessoa ou coisa do poder de alguém, por medida policial ou mandado judiciário; arresto, confisco, embargo.
Dado que prender é, essencialmente, «privar (alguém) da liberdade; recolher à prisão; aprisionar, encarcerar», apreender não «pode ser usado com relação a pessoas, como sinónimo de prender». A polícia prende o ladrão e apreende-lhe o produto do roubo.
Significado de Aprender verbo transitivo direto e intransitivo Passar a ter conhecimento sobre; instruir-se: aprender um novo idioma; nunca conseguiu aprender. Passar a possuir habilidade técnica (em): aprendeu uma nova modalidade de judô; certos animais têm dificuldades para aprender.
Ou seja: o correto é apreensão, e as duas outras formas estão erradas.
De acordo com o gênero textual, o leitor tem uma apreensão geral do assunto do texto. Em relação aos textos narrativos, o leitor necessita identificar os elementos que compõem o texto – narrador, ponto de vista, personagens, enredo, tempo, espaço – e quais são as relações entre eles na construção da narrativa.
substantivo feminino Particularidade ou característica do que é árido. Que não possui umidade; que é seco; secura: aridez do sertão nordestino.
Quando o IA está entre 0,2 e 0,5 o clima é caracterizado como semi-árido; o que é a situação do Sertão Nordestino (Fig. 4). Figura 4 Índice de aridez no Nordeste do Brasil calculado no período de 1980 a 2011.
substantivo feminino Qualidade do que é áspero. Escabrosidade, fragosidade.
1 Propriedade ou estado daquilo que é duro ou resistente; difícil de cortar, partir ou dobrar; rijeza, rigidez.
Ensaios de dureza: qual o mais indicado para cada material?
Dureza é a propriedade de um material que permite a ele resistir à deformação plástica, usualmente por penetração. O termo dureza também pode ser associado à resistência à flexão, risco, abrasão ou corte.
A dureza Brinell (HBW para esfera de tungstênio - ou HBS para esfera de aço) é a relação entre a carga aplicada (F) e a área da calota esférica impressa no material ensaiado (Ac). usou uma esfera de 2,5 mm de diâmetro e aplicou-se uma carga de 187,5 kgf. A medida do diâmetro de impressão foi de 1 mm.
O ensaio de dureza é um método utilizado para avaliação dessa propriedade mecânica (dureza) muito utilizada na especificação de materiais nas empresas de diversos segmentos da indústria. ... A dureza é avaliada através da deformação deixada na superfície da peça.
O teste de dureza Vickers consiste em indentar o material sob teste com um indentador de diamante, na forma de uma pirâmide reta de base quadrada e um ângulo de 136° entre as faces opostas, utilizando uma carga de 1 a 100 kgf. A carga plena é aplicada normalmente durante um tempo de 10 a 15 segundos.
A dureza Brinell (HB) é a relação entre a carga aplicada e a área da calota esférica impressa no material ensaiado. O ensaio de dureza Brinell é muito utilizado para a avaliação de dureza de metais não ferrosos, ferro fundido, aço, produtos siderúrgicos em geral e de peças não temperadas.
Existem algumas limitações ao método Brinell de ensaio de dureza, tais como: a peça a ser ensaiada deve ter uma espessura mínima de duas vezes o diâmetro da impressão obtida no ensaio; o raio de curvatura da superfície da peça a ser ensaiada deve ser no mínimo cinco vezes o diâmetro da esfera utilizada; a distância ...
Limitações da dureza Brinell (desvantagens) Não serve para peças que sofreram tratamentos superficiais, ex: cementação, nitretação,etc. Superfícies não planas não são propícias para o ensaio Brinell, pois acarreta erro na leitura do diâmetro “d”.
É um ensaio dinâmico cuja impressão na superfície do material é causada pela queda livre de um êmbolo com uma ponta padronizada de diamante. Nos ensaios desse tipo, o valor da dureza é proporcional à energia necessária para deformar o material, e é representada pela altura alcançada no rebote do êmbolo.
A partir do fato de que a dureza deve ser entendida como a resistência de um material a ser riscado, o teste é realizado colocando uma extremidade de um mineral anterior na escala Mohs (que, em nosso exemplo, chamaremos de “A”) sobre uma superfície não marcada de outro mineral (ou mineral “B”).
o diamante
Escala de Mohs