A Segunda Guerra Mundial está relacionada com a expansão do totalitarismo na Europa e teve como causa direta o expansionismo germânico naquele período. Além disso, a derrota na Primeira Guerra tornou-se fonte de humilhação e causa de uma grave crise econômica que atingiu a Alemanha na década de 1920.
A 2ª Guerra Mundial se iniciou com a invasão da Polônia pela Alemanha no dia 1º de setembro de 1939 e terminou com a rendição da Alemanha em 8 de maio de 1945. No Pacífico, porém, a contenda continuaria até a capitulação do Japão em 2 de setembro de 1945.
A Guerra Fria chegou ao seu fim com a decadência da União Soviética e do bloco socialista. A crise soviética relaciona-se com o fato de a economia soviética ter entrado em declínio a partir da década de 1970. ... Em 25 de dezembro de 1991, Gorbachev renunciou, e a União Soviética foi dissolvida.
1 de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945
Os Países do Eixo propagavam ideologias autoritárias e extremistas. Foram responsáveis pela caça e quase extermínio de minorias étnicas na Europa, sobretudo. A Alemanha era comandada por Adolf Hitler, a Itália dirigida por Benito Mussolini e o Japão liderado por Tojo Hideki e por seu imperador Hirohito.
Os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (França, Inglaterra, EUA e, posteriormente, URSS) constituíram as alianças formadas na Segunda Guerra. A Segunda Guerra Mundial foi um conflito de proporções globais que aconteceu entre 1939 e 1945.
O Eixo nasceu dos esforços diplomáticos da Alemanha, Itália, e Japão para assegurar os seus próprios interesses expansionistas específicos em meados da década de 1930. ... O segundo passo quase simultâneo foi a assinatura, em Novembro de 1936, do Pacto Anticomintern, um tratado anticomunista entre a Alemanha e o Japão.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os países lutaram como parceiros de uma das duas principais alianças: a do Eixo ou a dos Aliados. Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão.
Em 27 de setembro de 1940, Alemanha, Itália e Japão assinaram o Pacto Tripartite (ou Pacto do Eixo). O acordo estabelecia defesa mútua entre os três países caso algum deles fosse atacado por uma nação inimiga que não estivesse ainda envolvida na Segunda Guerra Mundial.
Quais foram os países que se aliaram formando o famoso Eixo na 2 guerra Mundial? Alemanha, Itália e Japão.
Ásia
Com as condições climáticas mais adequadas, em abril de 1940, os alemães invadiram e ocuparam rapidamente a Dinamarca e a Noruega. Já em maio, deram início à ofensiva contra Holanda, Bélgica e Luxemburgo, ignorando a neutralidade desses países.
Resposta: Países componentes do eixo são: Alemanha, Itália e Japão, e os países Aliados são: França, Inglaterra, EUA e, posteriormente, URSS.
Combatentes
De um lado, estavam os países que ficaram conhecidos como potências do Eixo; do outro, os que formaram o bloco dos Aliados. Alemanha, Itália e Japão eram as grandes potências do Eixo. Os principais Aliados eram os Estados Unidos, a União Soviética, o Reino Unido (Grã-Bretanha) e a França.
A resposta é Eixo e Aliados.
Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
No dia 26 de maio de 1942, começou no Norte da África a grande ofensiva dos Aliados contra as tropas da aliança teuto-italiana. ... Foi nessa região que as divisões de tanques dos Aliados começaram um ataque decisivo às forças do eixo teuto-italiano em maio de 1942.
Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.
O ataque japonês visava promover a destruição da frota americana presente no Pacífico para conseguir a sua expulsão das Filipinas, ou de qualquer outro lugar que Estados Unidos estivessem presentes no continente asiático. Isso garantiria o fim do embargo sofrido pelo Japão às importações de petróleo.
A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado Oriental.
Verificado por especialistas Ao final da guerra, dois blocos emergiram: o capitalista e o socialista. Por isso, os aliados ocuparam a Alemanha e a dividiram e 2: uma sob ocupação do bloco capitalista e outra, ocupada pela URSS.
Os Aliados da Segunda Guerra Mundial, chamados de "Nações Unidas" a partir da declaração de 1 de janeiro de 1942, foram os países que se opuseram às Potências do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial. Os Aliados promoveram a aliança como um meio de controlar a agressão alemã, japonesa e italiana.
A resistência, conforme perguntado na questão, se refere a todos aqueles países que não aceitavam a rendição como forma de resposta frente ao nazismo. Um bom exemplo da resistência durante a Segunda Guerra Mundial, foi a França intitulada "La Resistánce" sob o comando do General Charles de Gaulle.
Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
O episódio da capitulação da França em junho de 1940 deixou a população em choque, pois a opinião pública fora convencida pela classe política de que o exército de seu país, juntamente com a proteção da Linha Maginot, eram mais do que suficientes para resistir a um provável ataque alemão. ...