EQST

O Que Uma Reta Assintota?

O que é uma reta Assintota?

De uma forma muito abreviada poderemos dizer que uma assintota é uma linha reta relacionada com uma curva, cuja distância entre elas se torna infinitamente pequena, a partir de determinado ponto. As assintotas verticais de uma função f encontram-se nos pontos de acumulação que a função f tiver. ...

Quando a Assintota horizontal não existe?

então, não existe assíntota horizontal e não existe o limite da função, quando (ou quando ). ... O resultado da divisão será o valor da assíntota. No exemplo acima ficará: e, portanto, a função f tem uma assíntota horizontal .

Como saber se uma função tem Assintota vertical?

Uma reta de equação x = a, sendo a um número real, é uma assintota vertical do gráfico de uma função real de variável real se pelo menos um dos limites laterais de , quando x tende para o valor de a for um infinitamente grande, ou seja, se e só se for verificada pelo menos uma das condições: ou .

Como encontrar uma Assíntota horizontal?

Uma reta de equação y = b, sendo b um número real, é uma assintota horizontal do gráfico de uma função real de variável real se b for o valor finito para que tende a expressão analítica da função , quando x tende para -∞ ou para +∞, ou seja, se e só se for verificada pelo menos uma das condições: = b ou = b.

Como achar a Assintota vertical e horizontal?

Assíntota vertical: ocorre quando qualquer um dos limites laterais de f(x) com x -> k tem como resultado + infinito ou menos infinito. portanto x = -2 e x = 0 são as assíntotas. Assíntota horizontal: ocorre quando o limite de f(x) com x -> +infinito ou x-> -infinito resulta em uma constante (uma reta horizontal).

Como calcular a Assintota vertical?

Obtenha as assíntotas verticais de f(x)=x2+1(x−1)2. As assíntotas verticais são os pontos x tais que o limite é infinito. Logo x=1 é uma assíntota vertical de f. Como não há mais pontos no domínio de f que podem levar a um limite infinito, esta é a única assíntota.

Como calcular a Assintota?

Para a gente achar possíveis assíntotas horizontais nós temos que:

  1. Fazer os limites da nossa função com tendendo a mais e menos infinito;
  2. Se pelo menos um desses limites resultar em uma constante , onde . ...
  3. Se os limites derem constantes diferentes, teremos duas assíntotas;

Como achar a equação das Assintotas?

Para montar a equações das assíntotas, separa os dois fatores e encontre os valores dos termos de y.

  1. Exemplo 1: Como (x/3 + y/4)(x/3 - y/4) = 0, sabemos que x/3 + y/4 = 0 e x/3 - y/4 = 0.
  2. Reescreva x/3 + y/4 = 0 → y/4 = - x/3 → y = - 4x/3
  3. Reescreva x/3 - y/4 = 0 → - y/4 = - x/3 → y = 4x/3

Como achar a Assintota oblíqua?

Uma reta de equação y = mx + b, sendo m e b números reais, é uma assintota oblíqua (também usualmente designada por assintota não vertical) do gráfico de uma função real de variável real se o gráfico desta função se aproximar cada vez mais, e tanto quanto se queira, da reta de equação y = mx + b, desde que se tomem ...

Como achar a equação da hipérbole?

c2 = a2 + b2 → relação fundamental. A1(– a, 0) e A2(a, 0) → são os vértices da hipérbole. 2a → é a medida do eixo real. 2b → é a medida do eixo imaginário.

Quando não existe Assintota vertical?

Se limx→5f(x)=∞, então estamos implicitamente afirmando que o limite em questão existe. Se limx→1−f(x)=−∞, então limx→1+f(x)=∞. Se limx→5f(x)=∞, então f tem uma assíntota vertical em x=5. ∞/0 não é uma forma indeterminada.

Como achar a Assintota de uma função exponencial?

Obs.: Reta assíntota (ou assintótica) é uma reta tal que a distância de um ponto de uma curva a essa reta tende para zero quando o ponto se afasta ao infinito sobre a curva. A reta assintótica e a curva ficam arbitrariamente próximas conforme se afastam da origem do sistema de coordenadas.

Como encontrar uma função exponencial?

O gráfico da função exponencial é representado por uma curva, obtida por meio dos pares ordenados que relacionam os valores de x a de y = f(x). A função exponencial é aquela em que a variável é um expoente. Matematicamente, ela é definida como f de R em R, tal que f(x) = ax, em que a ϵ R, a > 0 e a ≠ 1.

Como obter a imagem de uma função?

O domínio de uma função de A em B é sempre o próprio conjunto de partida, ou seja, D=A. Se um elemento x A estiver associado a um elemento y B, dizemos que y é a imagem de x (indica-se y=f(x) e lê-se “y é igual a f de x”).

Como saber o conjunto imagem de uma função?

Analisando a função de forma geral, para encontrarmos o conjunto imagem, sabemos que x² com x pertencente ao real sempre será um número positivo, logo, o conjunto imagem será: Im(f) = R+ (conjunto dos números reais positivos).

Quais são as propriedades da potência?

Propriedades das potências

  • propriedade – Multiplicação de potências de mesma base.
  • propriedade – Divisão de potências de mesma base.
  • propriedadePotência de potência.
  • propriedadePotência de um produto.
  • propriedadePotência do quociente.

O que é potência e quais são suas propriedades?

As potências são operações matemáticas cujas propriedades podem facilitar a realização de cálculos e a simplificação de expressões. As quatro operações matemáticas básicas são adição, subtração, multiplicação e divisão, entretanto, não são as únicas operações existentes.

Quais as propriedades da Radiciação?

A propriedade 1 afirma que, sempre que o índice for igual ao expoente do radicando, o resultado da raiz n-ésima é a própria base. A propriedade 3 afirma que o produto entre duas raízes com índices iguais é igual à raiz de mesmo índice do produto dos radicandos.