O sarcômero é a menor unidade contrátil das células ou fibras musculares do tecido estriado esquelético e está organizado em bandas mais escuras onde ocorre a sobreposição dos filamentos finos (actina, tropomiosina e troponina) e filamentos grossos, formado por polímeros de miosina.
O sarcômero é cada uma das unidades de contração das miofibrilas (constituídas por actina e miosina) do músculo estriado. Ele é delimitado por duas linhas chamadas linhas Z, dentro das quais se encontram faixas mais claras e faixas mais escuras. As faixas escuras são onde as fibras de actina e miosina se sobrepõem.
O retículo sarcoplasmático é quem regula o fluxo de íons cálcio, para a realização dos ciclos de contração muscular. A despolarização do retículo libera os íons cálcios de forma passiva até os filamentos finos e grossos dos músculos, ocasionando a contração muscular.
Sarcoplasma é o nome que se dá ao citoplasma das células musculares. Neste há grande quantidade de glicossoma (grânulos de glicogênio) e quantidades significativas de mioglobina, uma proteína de ligação com oxigênio. sua função?
O sistema muscular tem como função principal preencher e sustentar o corpo e os órgãos, além de produzir movimentação corporal, seja para deslocamento físico ou movimentação interna de órgãos. Exemplo: os movimentos peristálticos que auxiliam a digestão e garantem o transporte de alimentos ao longo do tubo digestivo.
→ Funções do esqueleto humano