Coloque sal na água: é muito importante colocar bastante sal na água assim que ela começar a ferver. Coloque pelo menos uma ou duas colheres de sopa de sal e não se preocupe, pois você não irá comer todo esse sal, já que o macarrão não o absorve. O sal impede que o macarrão fique pegajoso e grudento.
Escorrer e lavar o macarrão em água corrente é errado porque tira o amido. Se for servir frio ou for adicionar o molho mais tarde, então adicione um fio de azeite para evitar que a massa grude.
Modo de Preparo:
Caso você tenha guardado seu macarrão sem molho, a dica é “colocá-lo em uma peneira de metal e mergulhá-lo em uma panela de água fervente até que esteja totalmente aquecido, cerca de 30 segundos. Isso não apenas os impedirá de secar – a rápida batida de calor intenso os impedirá de ficarem pastosos também”.
Se você tiver que aquecer o macarrão por conta própria, o que eu costumo fazer é fazê-lo em uma panela e adicionar um pouco de água fervente, apenas algumas colheres de sopa, o suficiente para parar de grudar e continuar mexendo até aquecer. Se começar a grudar, adicione um pouco mais de água.
Pra você esquentar aquele macarrão do almoço sem ele ficar zuado, é só fazer isso em banho maria. Ele fica como feito na hora. Acrescente um pouco de molho extra, ai ele ficará perfeito. Outra curiosidade é que você não precisa colocar óleo ou azeite para evitar que o macarrão grude.
O macarrão congelado pode ser mergulhado dentro da panela com água fervente por 1 minuto. Com ambos quase descongelados, coloque o macarrão e o molho em uma frigideira para aquecê-los. Ficam saborosos.
Quando armazenado corretamente, o macarrão cozido mantém seu sabor e qualidade por até seis dias, então, basta seguir as dicas: Cozinhe o macarrão “al dente”, de acordo com as instruções da embalagem. ... Transfira a massa para um recipiente ou saco plástico com fecho hermético. Armazene na geladeira até o momento de uso.
De qualquer forma, também fica uma delícia!
Esquente em banho-maria e faça assim, se o molho deste macarrão que você quer esquentar for molho branco ou de queijos, na hora de esquentar o macarrão em banho-maria, acrescente um pouco de leite para diluir o molho.
Uma das melhores formas de armazenar diferentes tipos de molhos caseiros é optar pelo seu congelamento! O molho branco, por exemplo - que costuma ser usado no preparo de lasanhas e massas como espaguete, penne, talharim e rondelli -, deve ser congelado para preservar as suas propriedades e seu sabor característico.
Acrescente 1 concha de feijão com um pouco de caldo e amasse os grãos com a ajuda de uma colher ou da própria concha - este purezinho ajuda a engrossar o caldo do feijão! Deixe no fogo até o caldo fiçar no ponto desejado (quanto mais tempo, mais grosso fica).
Usando o forno Coloque a comida num recipiente que possa ir ao forno. Cubra-a com papel-alumínio e aqueça em forno baixo. O tempo varia de acordo com o seu forno e a quantidade de comida, Uma dica: para que o alimento não resseque, coloque outro recipiente com água dentro do forno.
Use a frigideira para re-aquecer as panquecas. Aqueça em fogo médio-baixo e borrife um spray antiaderente de cozinhar. Ponha as sobras de panqueca em uma única camada, deixe que esquentem virando ocasionalmente. Cuide para que não fiquem muito queimadas.
Adicione uma colher de sopa de azeite ou manteiga em uma panela grande ou frigideira e coloque em fogo médio-alto.
Coloque uma panela com cerca de 2cm de água e deixe ferver, e coloque os alimentos em uma tigela ou panela menor e acomode em cima da panela com água, misture o alimento de tempos em tempos para que o calor se distribua e que tudo fique bem aquecido.