As Revisões Cochrane são revisões sistemáticas de estudos primários sobre saúde humana e políticas de saúde. Cada revisão sistemática aborda uma pergunta bem específica e clara.
A Colaboração Cochrane (em inglês: Cochrane Collaboration) é uma organização sem fins lucrativos independente da qual fazem parte mais de 28.
Revisão sistemática: Aprenda de uma vez sobre esse processo
A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível.
O protocolo deve conter as estratégias metodológicas para execução da revisão sistemática e devem conter ao menos as seguintes informações: a estratégia de busca para identificar artigos de interesse,12 critérios de elegibilidade,4 dados que serão extraídos,4 as variáveis de interesse, análise dos dados e as formas ...
A pesquisa qualitativa é uma metodologia de caráter exploratório. Seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. ... A pesquisa qualitativa costuma ser realizada quando o objetivo do estudo é entender o porquê de determinados comportamentos.
Partindo desse princípio, surgiu um novo delineamento de pesquisa: a revisão sistemática da literatura. Trata-se de um tipo de investigação focada em questão bem definida, que visa identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências relevantes disponíveis.
Existem diferentes escalas que auxiliam na avaliação dos estudos, tais como lista de Delphi, PEDro, OTSeeker, critérios de Maastricht, escala de Jadad, entre outras. Atualmente, a mais usada na área da reabilitação é a escala PEDro (PEDro scale, http://www.pedro.fhs.usyd.edu.au).