crossorigin="anonymous">
A avaliação processual – também conhecida como avaliação formativa ou contínua – vai além de uma série de perguntas reunidas em uma prova bimestral. ... A avaliação formativa ajuda a identificar se o aluno realmente está conseguindo aprender a partir do processo metodológico praticado e de base para feedbacks.
A avaliação contínua é considerada um método de avaliação onde o aluno é avaliado por inteiro, ou seja, a avaliação não deve acontecer somente ao final de um bimestre através das famosas provas bimestrais. ... Essa avaliação pode ser feita na forma de auto-avaliação, ou seja, o próprio aluno avalia o seu desempenho.
A avaliação pontual corresponde a uma avaliação isolada, podendo coincidir ou não com a avaliação final. ... Reserva-se para a avaliação inicial a função, desenvolvida adiante, de iniciar o processo de aprendizagem.
Na avaliação tradicional a classificação do aluno acontece a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando-se a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. Visto que, muitas vezes, avaliar é confundido com medir.