6.
Sem a necessidade de processos judiciais, os cartórios de registro civil podem emitir documentos de identificação, como passaporte e carteira de trabalho, por meio de convênios com órgãos públicos, e alterar informações em certidões de nascimento, para os casos de correções na grafia de nomes e sobrenomes.
O cidadão que precisa tirar ou renovar o documento de identidade pode agendar o atendimento no Poupatempo pelo Disque Poupatempo. Basta entrar em contato pelo número 33 – a ligação é gratuita – e seguir as instruções para marcar o serviço.
Primeiro de tudo o RG – Registro Geral também conhecido como carteira de identidade é um dos mais importantes documentos de um cidadão. ... Isso não é à toa, já que é possível mudar o número do RG ou até mesmo possuir mais de um. Saiba que pode acontecer de ter até 27 identidades, uma em cada canto do país.
Confira agora o passo a passo a seguir de como fazer essa mudança:
Você deverá procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu Estado para pedir a troca de nome, levando foto atualizada e os documentos anteriormente citados. Uma vez alterado o RG, o próximo passo deveria ser a mudança de nome no Cadastro de Pessoas Físicas, já que o CPF é um documento amplamente utilizado.
O Registro Geral (RG) pode ser alterado no Órgão Expedidor de cada Estado. Geralmente, o órgão é a Secretaria de Segurança Pública Estadual. O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode ser alterado em agências de bancos federais, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
É possível restabelecer o nome de solteira sem se divorciar. E deve ser através de ação de retificação de registro civil. Que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual. É rápido e relativamente simples, porque é tudo feito pela internet entre cliente, advogado e forum.