A radiculopatia cervical é um processo patológico que envolve a raiz do nervo cervical. Isto é, é o resultado da compressão e inflamação da raiz nervosa ou raízes no forame neural ou nas proximidades. A causa mais radiculopatia são: herniação discal, seguida de espondilose cervical.
Lesões pré-ganglionares estão localizadas dentro do canal vertebral, sendo a principal causa a hérnia de disco. Exame de ressonância magnética é quem vai definir a patologia e será usado para planejar o tratamento, provavelmente cirúrgico.
Que está situado antes de um gânglio.
A resposta do músculo à desnervação compreende degeneração das fibras musculares, alteração no balanço entre síntese e degradação protéica, resultando em atrofia, diminuição da área de secção transversa da fibra muscular (EBERSTEIN e EBERSTEIN, 1996), proliferação do tecido conjuntivo intramuscular (SALONEN et al., ...
Logo abaixo da membrana celular encontram-se estruturas denominadas cavéolas, que podem representar um esparso retículo sarcoplasmático. Essas vesículas podem ser importantes na liberação e seqüestro de íons calcio. O mecanismo de contração do músculo liso é uma modificação do mecanismo dos filamentos deslizantes.
Os discos intercalares correspondem a complexos juncionais, sendo constituídos por interdigitações, junções de adesão e desmossomos, que impedem a separação das células com o batimento cardíaco, e junções comunicantes, que, ao permitir a passagem de íons de uma célula à outra, promovem a rápida propagação da ...