Já a concepção do capital quanto à educação profissional apresenta outros objetivos: a formação do trabalhador não tem um caráter unitário, mas uma socialização desigual do saber. ... As concepções sobre a relação entre trabalho e educação são antagônicas e refletem as contradições existentes entre as classes sociais.
Para abordar com serenidade as relações entre educação e exclusão importa primeiro distinguir o que depende da exclusão social e de seus efeitos na escola, da exclusão escolar propriamente dita. ... Quanto mais a escola intensifica o seu raio de ação, mais ela exclui, apesar das políticas que visam a atenuar esse fenômeno.
Isso significa que na Educação Integral os conteúdos acadêmicos se articulam aos saberes dos alunos e comunidades, dialogam com diferentes linguagens e compõem experiências formativas que envolvem e integram o conhecimento do corpo, das emoções, das relações e códigos socioculturais.
Na macroeconomia, existem duas variáveis que costumeiramente se relacionam de forma tão harmônica como chuva e paletó molhado: Emprego e Renda (PIB). Pode até parecer óbvio dizer que quando a renda aumenta, o nível geral de emprego também sobe, assim como em fases de recessão, o desemprego cresce.
A geração de trabalho e renda (GTR) comprende a criação de novas e pequenas unidades produtivas ou a expansão das já existentes. Significa estimular ou permitr que as pessoas iniciem negócios próprios dirigidos ao mercado de forma cooperada, associada ou individualmente.
Em nosso território são desenvolvidos negócios nos setores primário, secundário e terciário, sendo que o último é o mais forte do país: é responsável por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) e pela geração de 75% dos empregos.