Os ácidos graxos essenciais são gorduras (lipídios) essenciais para todas as células do nosso corpo. Exercem funções importantes no organismo – incluindo a produção de energia, o transporte de gorduras do fígado para os tecidos do corpo, o crescimento normal das células.
Saturados (quando os átomos de carbono são ligados entre si apenas através de ligações simples) e; Insaturados (quando ao menos uma dupla de átomos de carbono da cadeia está ligada através de ligação dupla). Os insaturados com apenas uma ligação dupla são classificados como ácidos graxos monoinsaturados.
Entre os ácidos graxos (AG), destacam-se os monoinsaturados (AGMI), sendo o ácido oleico (AO) o principal representante. Tais ácidos são encontrados no azeite de oliva, no óleo de canola, na azeitona, no abacate e nas oleaginosas5.
As gorduras monoinsaturadas são um tipo de gordura insaturada caracterizado pela presença de apenas uma ligação dupla entre carbonos (C=C) de sua cadeia. Elas são geralmente líquidas em temperatura ambiente, embora sejam mais viscosas que as gorduras poliinsaturadas e tendem a ficar sólidos quando resfriadas.
Os ácidos graxos são compostos orgânicos que possuem apenas um grupo carboxila em uma de suas extremidades (são monocarboxílicos), de cadeias abertas, longas, com 4 a 22 átomos de carbono (geralmente um número par), que podem ser saturadas ou insaturadas.
- A biossíntese dos ácidos graxos ocorre no citosol. - O acetil-CoA empregado na síntese dos ácidos graxos é proveniente da oxidação do piruvato e do catabolismo dos esqueletos carbônicos dos aminoácidos nas mitocôndrias.
A síntese de ácidos graxos é iniciada com o que sobrou da glicólise e da formação do glicogênio, quando a demanda por ATP é baixa, a energia contida na acetil-CoA mitocondrial pode ser estocada como gordura pela síntese de ácidos graxos.