É Orixá das contendas, deus da guerra. Seu nome, traduzido para o português, significa luta, batalha, briga. É filho de Iemanjá e irmão mais velho de Exu e Oxossi. Por este último nutre um enorme sentimento, um amor de irmão verdadeiro, na verdade foi Ogum quem deu as armas de caça à Oxossi.
A saudação mais popular ao orixá Ogum é Ogum Ye (ou Ogunhê ou Ogum Iê). ... Patacori (ou Patakori) é apenas uma palavra de todo o trecho laudatório, ao orixá Ogum.
Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com ...
Ogunhê é a saudação pertinente ao orixá Ogum. Ogunhê, meu pai!
Sua saudação é “ogunhê patacuri” e as comidas prediletas o feijão-cavalo, feijão-preto, azeite de dendê e carne bovina. Suas cores rituais são diversas. Em alguns lugares, azul-marinho.
Ogum é um orixá representado pela figura de um guerreiro. Ele é considerado o orixá que possui maior proximidade com os seres humanos depois de Exu. Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo. ... De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé.