FAT é uma sigla originada de File Allocation Table, que quer dizer tabela de alocação de arquivos. Ele foi criado para ser o novo padrão no Windows 95 e substituiu o FAT16.
Não há essa limitação no FAT32. Suporta arquivos de até 4 GB e o nome dos arquivos passou de 8 para 256 caracteres e superou o antigo limite de 3 caracteres para a extensão, embora este padrão ainda seja largamente utilizado. É possível mudar o tamanho da partição, porém essa operação é arriscada.
FAT é a sigla para File Allocation Table, em português, Tabela de Alocação de Arquivos. O FAT32 foi lançado como novo padrão para o Windows 95, substituindo o FAT16. Entre os três sistemas indicados, é o mais antigo e por isso o que possui compatibilidade com o maior número de dispositivos e sistemas operacionais.
Entenda o que é o FAT32 (File Allocation Table ou Tabela de Alocação de Arquivos), o NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados, e ExFat é o que chamamos de uma FAT de 64 bits. Ela é muito mais veloz que a FAT32 que já conhecemos.
O FAT32 dependendo das aplicações realmente apresenta um bom ganho de desempenho frente ao NTFS! Mas em termos de segurança o NTFS é melhor. FAT 32 é mais rápido por ter um algorítimo mais leve, que não preza muito pela segurança e administração dos dados.
... melhor em NTFS, para o XP, a comparação melhor pelo Windows, se o disco já estava formatado, nessa mesma forma, então opte pela rápida, mas se for novo, opte pela completa, normal. OBS: NTFS é o sistema de arquivo que dá para fazer criptografias, manter mais segurança no sistema, então...
A diferença entre a formatação normal e a formatação rápida é se o volume irá verificar os setores defeituosos. ... Uma formatação rápida leva metade do tempo como uma formatação completa. Ela é usada quando seu disco rígido foi formatado anteriormente e seu disco rígido não está danificado. Todos os dados serão removidos.
Que eu saiba, a formatação completa faz uma checagem no disco rígido, para procurar por defeitos no HD. ... No caso, a formatação Completa, não faz uma verificação na superfície do disco à procura de problemas. A formatação completa apenas zera o indexamento e apaga o disco inteiro mas não zera arquivos.