Uma das forrageiras mais queridas da pecuária, a BRS Capiaçu é a mais utilizada no Brasil. Nesta dica, vamos descobrir porquê se fala tão bem sobre o uso dessa espécie. E ainda, aprender sobre o cultivo e qual o índice de nutrição oferece aos bovinos.
Porém, hoje temos uma alternativa que evita todos os riscos que provocam a morte do gado pelo uso incorreto da ureia. Uma única ureia está disponível no mercado e que, mesmo molhada no cocho, não causa intoxicação no gado. Isso mesmo, você não leu errado, amigo produtor.
capim-marandu — também conhecido como braquiarão, há mais de 30 anos é o capim mais comercializado no Brasil, devido à sua flexibilidade para se adaptar às diferentes condições climáticas e níveis de fertilidade do solo.
A BRS Capiaçu foi obtida por meio do Programa de melhoramento genético de capim-elefante da Embrapa. A cultivar é o resultado do cruzamento de variedades pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma de Capim-Elefante (BAGCE), mantido pela Embrapa. O Programa foi criado em 1991. A primeira cultivar desenvolvida foi a Pioneiro, lançada em 1996. Em 2012, lançou-se a BRS Kurumi, que, por apresentar porte baixo, é mais adaptada ao pastejo rotacionado.
Entretanto, se preferir, você tem a oportunidade de agendar uma consultoria gratuita pelo link: quero tirar minhas dúvidas sobre virginiamicina.
Não sabe por onde começar? Fique tranquilo que estamos aqui para aumentar seus resultados. Então, o primeiro passo é aprender como se faz o sal proteinado. A receita é simples e não demanda muito trabalho.
A BRS Capiaçu é uma cultivar de capim-elefante (Cenchrus purpureus) de propagação vegetativa para uso sob corte. Sua principal aplicação é ser utilizada para produção de silagem e/ou picado verde a ser fornecido no cocho para animais em sistemas de produção de leite e carne bovina. Devido ao seu elevado potencial de produção (50t MS/ha/ano), também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética. Tem porte alto, se destacando pela produtividade e pelo valor nutritivo da forragem quando comparada com outras cultivares de capim-elefante. A BRS Capiaçu apresenta maior produção de matéria seca a um menor custo em relação ao milho e a cana-de-açúcar. A silagem deste capim constitui uma alternativa mais barata para suplementação do pasto no período da seca. Sua propagação ocorre por meio de colmos e apresenta gemas com elevado poder de brotação. Caracteriza-se por apresentar touceiras densas e colmos eretos, o que facilita a colheita mecânica; folhas longas, largas e de cor verde. A cultivar possui boa tolerância ao estresse hídrico, mas é susceptível às cigarrinhas das pastagens. Entretanto, quando a capineira é bem manejada, apresenta boa tolerância ao ataque da praga. A BRS Capiaçu foi registrada no RNC (Registro Nacional de Cultivares) em 08/01/2015, sob o nº 33503, e protegida no SNPC (Serviço Nacional de Proteção de Cultivares) em 23/01/2015, certificado nº 20150124.
Em um hectare bem conduzido do Capiaçu, o produtor pode alimentar 50 cabeças de gado tranquilamente, produzindo até 120 toneladas/ano, sendo uma alternativa barata, podendo suplementar na forma de feno, silagem e picado verde, esse com fornecimento direto no coxo”, explica.
Deve ser realizado no início do período chuvoso. As mudas devem ser retiradas de plantas com mais de 100 dias de idade e devem ser colocadas horizontalmente em sulcos com 15-20 cm de profundidade tomando o cuidado de cruzar o pé de uma planta com a ponta de outra, pois as gemas da ponta da planta não brotam bem.
Sobre o índice de proteína bruta, apresenta em média de 6% a 8% entre 70 e 110 dias de cultivo. Em formato de silagem, quando comparamos a de capim-elefante com a de silagem de milho, essa última apresenta um maior índice de proteína. Entretanto, tem um custo 30% maior.
No Brasil, todavia, UERNER et alii (1965/1966), ao cortarem o capim Elefante Napier às alturas de 1-3, 30-40 e 70-80 cm do nível do solo, concluíram que o corte baixo foi inferior aos demais e recomendaram um manejo acima de 30-40, mas não superior a 80-90 cm, quando usado para pastoreio.
É recomendada para cultivo de capineiras, visando a suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção, que chega a 50 t de matéria seca por hectare por ano, pode também ser utilizada para a produção de biomassa energética.
A silagem de brs capiaçu se torna mais vantajosa economicamente que a milho, até mesmo ao acrescentar suplementos que melhorem o índice de nutrição. Como veremos a frente, o sal proteinado é uma ótima opção, por exemplo.
Alta rusticidade. Relativa resistência a frio e ao fogo. Pode ser utilizada como pastejo mas não é muito recomendado. Indicada para cultivo de capineiras, visando a suplementação volumosa na forma de silagem ou picado.
Os nutrientes digestíveis totais (NDT) foram estimados através de três equações: Universidade de Clemson (USA); Kearl (1982)-1 e 2 e os resultados classificados pela qualidade de silagem: Boa qualidade ( valores acima de 70% NDT), Média qualidade ( valores de 60 a 69% NDT), baixa qualidade ( valores abaixo de 60% NDT).
Se bem cultivado, o Capim para Gado pode proporcionar aos animais riqueza em proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas e fibras.
Informação nutricional do milho
A porcentagem de proteína foi maior (3,25%) no leite das vacas alimentadas com silagem de milho, intermediária no leite das vacas alimentadas com silagem de sorgo sacarino (3,05%) e menor no leite das vacas alimentadas com silagem de sorgo granífero (2,97%).
Informação nutricional e como usar
São considerados concentrados proteicos os alimentos que possuem menos de 18% de fibra e mais de 20% de proteína bruta na matéria seca. São exemplos de concentrados proteicos usados para ovinos: Farelo de soja (45 a 47% de proteína bruta); Farelo de algodão (28 a 38% de proteína bruta);
46%
O ingrediente protéico de milho Refinazil® é obtido através da separação e secagem das fibras do milho, durante o processo de moagem úmida, e enriquecido com água de maceração concentrada. Nas tabelas de nutrição animal o produto também é denominado farelo proteinoso de milho ou "gluten feed".
Já para os concentrados, constataram-se os seguintes valores de NDT: fubá de milho (93,75%), grão de sorgo moído (82,82%), gérmen de milho (85,30%), farelo de trigo (74,28%), farelo de arroz integral (80,65%), farelo de babaçu (49,38%), farelo de soja (83,24%), farelo de algodão (67,75%), caroço de algodão (88,07%), ...
Temos casquinha de soja peletizada R$ 1,15 ( Kg )Vendemos acima de 15 toneladas (Sujeito a alteração diária de preços) * Entre em contato e faça a sua cotação do produto.