A bioquímica é voltada principalmente para a química dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos, enfocando a estrutura e a função de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e outras biomoléculas.
A BIOQUÍMICA estuda as reações químicas e biológicas dos organismos vivos. Tais reações são invisíveis a olho nu, mas têm extrema importância para a vida. Elas estão presentes especialmente nas células e nas biomoléculas – como proteínas, glicídios, lipídios e ácidos nucleicos.
Essa disciplina multidisciplinar é muito importante, pois esclarecer como e quando as reações químicas ocorrem nos seres vivos. Segundo Brady & Senese (2012) a Bioquímica é o estudo sistemático dos produtos químicos dos sistemas vivos, sua organização em células e suas interações químicas.
A Bioquímica, sem dúvidas, é um dos temas que mais cai todos os anos no Enem e vestibulares....Sais Minerais bioquímica
A seguir listaremos os 5 temas mais recorrentes em provas de Biologia do Enem.
O que estudar para a prova de Biologia do Enem
7 tópicos de Física que mais caem no Enem
Frequentemente é cobrado o tema Evolução no Enem, por isso é necessário conhecer as teorias e as evidências que comprovam a evolução biológica. A evolução e a seleção natural são temas bastante importantes para alunos que realizarão a prova do Enem e também vestibulares.
Área da Biologia que estuda a hereditariedade A Genética é a área da ciência que estuda o processo de transmissão de características físicas e biológicas de um indivíduo para outro, chamado de hereditariedade. De origem grega, a palavra genética significa “fazer nascer”.
procede porque as mitocôndrias do embrião são provenientes do espermatozóide. procede porque somente o núcleo do espermatozóide penetra no óvulo. não procede porque todo o corpo do espermatozóide penetra no óvulo. não procede porque a célula ovo não contém mitocôndrias.
Por que o DNA mitocondrial deve ser usado para a análise matrilínea? Resolução: Durante a fertilização, somente o DNA nuclear do espermatozóide penetra no óvulo. Por esse motivo, o DNA mitocondrial do zigoto é necessariamente materno.
As mitocôndrias possuem o seu próprio DNA, que é distinto do DNA nuclear. Nos seres humanos este DNA mitocondrial é circular e de fita dupla com 16.
O mtDNA humano é dupla fita, circular e minúsculo. Sua taxa de mutação é várias vezes mais rápida em relação ao DNA nuclear, fazendo com que um grave número de regiões polimórficas seja gerado em alguns milhares de anos.
O DNA mitocondrial ou mtDNA é um composto orgânico presente nas mitocôndrias, e passado maioritariamente de mãe para filho na grande maioria dos organismos multicelulares. Isto ocorre porque durante a fecundação as mitocôndrias do espermatozoide são degradadas, restando somente as mitocôndrias do óvulo.
O genoma mitocondrial é um genoma haploide, devido ao fato de ter sido provado cientificamente que o seu DNA apresenta herança exclusivamente materna. Isso ocorre devido a um mecanismo durante a fecundação de seletividade de mitocôndrias.
A diferença entre o DNA mitocondrial e o nuclear é a abundância com que aquele é encontrado nas células. Localizado nas diversas mitocôndrias que cada célula possui, pode chegar a 5.
As mitocôndrias da prole, por sua vez, são herdadas exclusivamente da mãe. As mitocôndrias paternas, embora entrem no citoplasma dos ovócitos depois da fertilização, nunca têm seu mtDNA transmitido à prole, portanto, esse padrão de herança é chamado “herança materna”.
1. Como qualquer célula, o óvulo humano tem milhares de mitocôndrias. ... Quando o óvulo é fecundado, o DNA mitocondrial escapa à mistura dos genes do pai e da mãe. É por isso que ele será sempre exatamente igual ao da sua mãe, a menos que ocorra uma mutação.
O DNA tem extrema importância para o corpo humano, pois é o responsável pelo controle e comando das funções celulares. Cada indivíduo possui diversas moléculas, como proteínas, que regulam, desencadeiam, impedem ou medeiam reações para o bom funcionamento do organismo.
É a chamada Eva mitocondrial. ... Nas células, há uma organela chamada mitocôndria, que age como uma 'fábrica' de energia celular. No interior dela, há um material genético denominado DNA mitocondrial (mtDNA). Este é passado unicamente da mãe para a prole (filhos ou filhas).
As mitocôndrias estão relacionadas com a produção de energia para a célula, um processo conhecido como respiração celular. Nessas organelas ocorrem algumas etapas desse importante processo, que garante a oxidação de moléculas orgânicas e a produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato).
células eucariontes