A potência térmica mede a rapidez com que o calor é trocado entre dois corpos.
A potenciação ou exponenciação é a operação matemática que representa a multiplicação de fatores iguais. Ou seja, usamos a potenciação quando um número é multiplicado por ele mesmo várias vezes.
A potenciação é uma operação que surge a partir da multiplicação de fatores iguais como uma alternativa para simplificar a notação. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) No item a, se somarmos o número 2 com ele mesmo 7 vezes, obteremos o resultado 14.
Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. ...
Saber ler uma potência é uma tarefa importante. A leitura é sempre feita começando pelo número que está na base elevado ao número que está no expoente, como nos exemplos a seguir: Exemplos: a) 4³ → Quatro elevado a três, ou quatro elevado à terceira potência, ou quatro elevado ao cubo.
Vinte e Quatro elevado a quarta.
Resposta. a) Sete ao quadrado.
Assim: 53 lê-se cinco elevado ao cubo ou o cubo de cinco; 83 lê-se oito elevado ao cubo ou o cubo de oito. Vimos que, na potenciação, o expoente indica o número de fatores iguais da multiplicação.
Resposta
Três sétimos, ou três sobre sete.
7/8= 14/16, 21/24. 28/32.
Verificado por especialistas. Existem várias frações equivalentes de outra fração, neste caso podemos exemplificar: 7/9= todas são divisões iguais a 0,778.
Para encontrar a fração ou as frações equivalentes, basta dividir ou multiplicar o numerador e o denominador da fração por um mesmo número diferente de zero. Quando realizamos a operação de divisão, estamos simplificando a fração.
Fração aparente é um tipo de fração imprópria, sendo que os numeradores são múltiplos dos denominadores, ou seja, ao dividirmos o numerador pelo denominador iremos obter valor inteiro como resposta.
São aquelas que não são próprias, ou seja, quando o seu numerador é maior ou igual ao denominador. Formalmente: Exemplos: , , .
- fração própria: o numerador é menor do que o denominador; ... - fração imprópria: o numerador é maior do que o denominador mas não é múltiplo do mesmo; - fração aparente: o numerador é um múltiplo do denominador.