A cerâmica artística ou para a construção surgiram na Antiguidade, apenas em centros comerciais. No Brasil, estudos mostram que o uso da cerâmica se iniciou na Ilha de Marajó, no Pará. Os vasos e artes eram feitos pelos indígenas que habitavam a ilha, se tornando uma das primeiras aparições da cerâmica no Brasil.
No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios na Ilha de Marajó. A cerâmica marajoara aponta à avançada cultura indígena que floresceu na ilha. Estudos arqueológicos, contudo, indicam a presença de uma cerâmica mais simples, que indica ter sido criada na região amazônica por volta de cinco mil anos atrás.
A palavra cerâmica provém do termo grego “keramiké”, que é derivada de “keramos”, que significa argila. ... No Brasil, a cerâmica teve seus primórdios na Ilha de Marajó.
Cerâmica é a arte de fazer vasos, esculturas e outros objetos com argila. Após ser modelada, a argila vai para o forno, o que a deixa dura e resistente ao calor e à água. ... Muitas vezes, os objetos — como ânforas, jarros, potes e vasos — eram modelados em relevo ou apresentavam pinturas de figuras humanas ou animais.
feldspato
Matéria-prima A ABNT NBR define os porcelanatos como “placas cerâmicas compostas por argila, feldspato e outras matérias-primas inorgânicas, conformadas por extrusão, prensagem ou outros processos, podendo ser esmaltadas ou não esmaltadas, polidas ou naturais, retificadas ou não retificadas”.
Entre as características da arte marajoara presentes nos primeiros achados arqueológicos, destacam-se: a reprodução de figuras animais, o que também pode ser chamado de zoomorfismo; peças que apresentam o homem, ou antropomorfismo; cerâmicas que apresentavam uma forma composta por parte humana e parte animal.
A arte marajoara representa a produção artística, sobretudo em cerâmica, dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas.
Os marajoaras ou cultura do Marajó foram uma sociedade que floresceu na Ilha de Marajó ou Rio Amazonas na Era pré-colombiana. ... A cultura parece ter persistido na era colonial. A cultura pré-colombiana do Marajó pode ter desenvolvido estratificação social e comportado uma população de 100 000 pessoas.
Oriunda das práticas de lazer dos caboclos da região do Arari, na ilha do Marajó, esta arte reúne características próximas a outras artes marciais como a Grego Romana, por exemplo. A Luta Marajoara foi praticada originalmente na Ilha do Marajó, região Norte do Brasil.