Poder de competência: É baseado no domínio de um indivíduo sobre determinados assuntos. ... Como vimos, há diversas formas de se obter poder, seja sobre alguém ou sobre a algum grupo, todos temos uma forma de poder a exercer sobre outros.
O poder de perícia baseia-se no fato de uma pessoa reconhecer que a outra domina certo conhecimento, que é especialista em determinado assunto e que, por isto, não deve questioná-la. A base de poder de referência é aquela que se sustenta no reconhecimento de uma pessoa de que a outra é um modelo, alguém a ser imitado.
Os Três Poderes e Suas Funções
Portanto, os três primeiros tipos de poder (recompensa, coercitivo e legítimo) têm como base o poder de posição, enquanto os outros dois (competência e referência) as bases de poder são pessoais.
Poder de posição é o poder que o líder detém para tomar decisões sobre os seus colaboradores, recursos financeiros e operacionais no intuito de assegurar o alcance dos objetivos previstos. Ao assumir um cargo de liderança, está implícito as responsabilidades e autoridade componentes do poder de posição.
As cinco bases de poder apresentadas são: o poder de recompensa, o poder coercitivo, o poder legítimo, o poder de referência e o poder de especialista.
Existem 4 formas de poder nas organizações:
403), o poder formal pode ser de três tipos: Poder coercitivo – este tipo de poder deriva da capacidade de punir ou recompensar sanções pela não obediência, e está baseado no medo. ... Poder por referência – resulta da identificação com um indivíduo que possui traços pessoais favoráveis e desejáveis.
Para Robins (2010) os poderes de características formais se referem aos atributos do cargo, em outras palavras, são aqueles poderes que o individuo possui enquanto ocupando uma determinada função dentro de um quadro hierárquico.
É influenciar o interesse dos outros para que adotem comportamentos ou realizem tarefas. Quando esse sentido é analisado sob a perspectiva empresarial, entende-se que a relação de poder nas organizações pode ser relacional ou por circunstâncias.
Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo.
O formal é um dos tipos de autoridade mais comuns. Corresponde a aquelas pessoas ou instituições que exercem poder e influência em função do cargo que ocupam ou da atividade que desempenham. Sua eficácia depende, basicamente, da sua capacidade de impor castigos e recompensas. Esta é a forma de autoridade mais básica.
Você sabe quais são os 18 tipos de autoridade?
“Autoridade” significa poder, comando, direito e jurisdição, largamente aplicada na terminologia jurídica a expressão como o “poder de comando de uma pessoa”. ... Não tem esse poder, portanto, os agentes públicos que são investigadores, escrivães, policiais militares, subordinados que são às autoridades respectivas.
Max Weber acreditava que existiam três tipos de Autoridade (que ele define como o “poder legitimado por aqueles a ele sujeito”): autoridade carismática, autoridade tradicional e autoridade racional-legal.
Para Weber a análise irá partir da religião, economia e sociedade. Irão existir, para Max Weber, três tipos de base de legitimidade da dominação (tipos puros de dominação legítima): Dominação Legal, Tradicional e Carismática (funda-se no puro afeto).
Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos ...
Segundo weber, existem três tipos de autoridade, são elas: dominação, poder e legitimação. Vale lembrar que para Weber também existem três tipos de sociedades, elas era chamadas de: Tradicional, carismática e burocrática.
O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.
Liderança carismática é uma organização ou forma de autoridade, baseada no carisma do líder. O conceito adquiriu amplo uso entre os sociólogos. Outros termos utilizados são "dominação carismática" e "autoridade carismática". ... Estes tipos de líderes podem construir uma grande força em qualquer ambiente organizacional.
Na teoria weberiana sobre a organização da sociedade, é simples a diferença entre o poder e a dominação. Esses dois elementos são como dois polos de uma mesma concepção: o poder é uma espécie de emissão, enquanto a dominação é uma espécie de recepção.
Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação.
A principal diferença entre o conceito de poder de Foucault e o conceito de poder estabelecido pela tradição filosófica é a escala: a tradição vê o poder como uma macroestrutura, onde aqueles imbuídos de poder são as figuras centralizadas, como os reis ou os grandes conquistadores da História, emanando o poder de suas ...
3) Estabeleça a distinção entre poder e persuasão. Poder: é o probabilidade de o indivíduo executar sua vontade apesar das resistências opostas. ... Persuasão: é a faculdade de o indivíduo influenciar a decisão ou ação de outro, mediante a razão, o lógico e a argumentação.
Bem, persuadir é apresentar argumentos que levem uma pessoa a refletir sobre determinado assunto e tomar sua decisão de modo consciente e alinhado com suas crenças, valores e objetivos. ... Em resumo, persuadir é deixar que a pessoa se decida, enquanto que manipular é praticamente decidir pelo outro.
No caso da persuasão o objetivo é apenas provocar a adesão, apelando a fatores racionais e emocionais. No caso da manipulação, existe uma intenção deliberada de desvalorizar os fatores racionais, apelando a uma adesão emocional.
Sendo assim, a diferença entre poder e liderança é que o poder, da mesma forma que é dado, também pode ser retirado, já a liderança é reflexo de competência, de algo conquistado com idoneidade, admiração e influência.
A liderança, por sua vez, é um tipo de poder que está associado à capacidade de mobilizar pessoas por meio de suas ações e conquistar seguidores de maneira natural. Isso não significa, entretanto, que um líder necessariamente conduz seus liderados para uma finalidade positiva.
O poder "é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer." A autoridade é "a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer, por causa de sua influência pessoal." Para exercer o poder não é necessário ter ...
Os diferentes tipos de líderes