Dentre os animais encontrados na Floresta Amazônica, podemos destacar: jacarés, serpentes, como a sucuri, várias espécies de sapos, rãs e pererecas, e uma grande variedade de aves, como tucanos, araras e o galo-da-serra. Insetos, como formigas, mariposas, borboletas e besouros, são também abundantes.
Geografia do Brasil A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. Além disso, ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, não perdendo as suas folhas no outono.
As principais características das florestas tropicais são: a presença de árvores altas, o clima quente e a elevada precipitação. A temperatura média atinge 20 ºC e chove cerca de 1.
A Floresta Amazônica está subdividida em: Mata de Igapó, Mata de Várzea, Mata de Terra Firme e Floresta Semiúmida.
A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.
Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
Resposta. A diversidade de formações vegetais se espalha por todas as nossas matas, seja a floresta Amazônica, a mata Atlântica ou o Pantanal. Os climas que cortam o país são o Equatorial, o Tropical (incluindo também o tropical de altitude e o tropical atlântico), bem como o Subtropical e o Semiárido.
O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. ... Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.