Lei do Tudo ou Nada: Como ocorre o disparo do impulso elétrico no neurônio. ... Se o estímulo for elevado o suficiente para ultrapassar o limiar (threshold) de voltagem da célula (-55 mV) é gerado o potencial de ação e o impulso nervoso é conduzido ao longo de todo o neurônio.
O neurônio é a célula responsável por propagar o impulso nervoso. O tecido nervoso é constituído por dois componentes principais: as células da glia e os neurônios. ... Nessa situação, percebe-se que a superfície interna da membrana é mais negativa em relação à superfície da membrana externa do neurônio.
A estimulação de um neurônio segue a lei do tudo ou nada. Isso significa que ou o estímulo é suficientemente intenso para excitar o neurônio, desencadeando o potencial de ação, ou nada acontece. Não existe potencial de ação mais forte ou mais fraco; ele é igual independente da intensidade do estímulo.
Limiar de excitabilidade é o mínimo necessário de excitação para que seja desencadeado um potencial de ação através de um neurônio. Se o mínimo não for atingido (estímulo sublimiar), o sinal não vai se propagar até o outro neurônio ou até um músculo, por exemplo.