Os pontos que influenciam o sucesso de um projeto de silvicultura são: clima, determinação da espécie e definição do material genético,produção de mudas, preparo do solo, controle de formigas e outros invasores,tratos culturais, tratos silviculturais e colheita planejada.
A Plante Roots Reflorestadora presta serviços de implantação de povoamentos florestais em todas as etapas, que vai desde a limpeza da área e preparo do solo até o plantio, adubação de cobertura e manutenção da lavoura (desgalha, coroamento e combate à formigas).
O estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817 mil, Bahia 616 mil e Santa Catarina com 645 mil hectares. Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas.
Dessa forma, a silvicultura tem uma ampla aplicação na gestão ambiental em geral. Suas técnicas são encontradas tanto em regiões com foco em preservação, como em áreas de produção florestal (com cunho extrativista ou de cultivação).
Os principais tipos de silvicultura se dividem entre dois modelos: o clássico e o moderno. Clássico: O método clássico leva em consideração a própria força produtiva das florestas naturais e o processo orgânico de regeneração em busca do equilíbrio do ecossistema.
A palavra silvicultura provém do latim e quer dizer floresta (silva) e cultivo de árvores (cultura). ... Este estudo pode ser aplicado na manutenção, no aproveitamento e no uso consciente das florestas.
substantivo masculino Aquele que se dedica à silvicultura; pessoa que cuida do desenvolvimento florestal.
Extrativismo Vegetal. A atividade extrativista no Brasil remonta ao período de exploração pela coroa portuguesa. Inicialmente, o extrativismo vegetal foi marcado pela retirada de pau-brasil, além de sementes e ervas medicinais. Esta foi a primeira atividade econômica da colonização portuguesa.
Os principais produtos do extrativismo vegetal no nordeste são a cana de açúcar, produtos da fruticultura e a madeira, porém, a atividade extrativista voltada para a exploração de madeira é menos conhecida do que a fruticultura.