A cultura forma sábios; a educação, homens. Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro. ... Cultura é o que fica depois de se esquecer tudo o que foi aprendido.
A cultura e a filosofia são imprescindíveis ao próprio existir humano. O ser humano existe culturalmente em sua coexistência com o outro. ... A filosofia em diálogo com a cultura, estabelece, em sua compreensão, a delimitação do conceito de cultura constituindo um modo específico de pensar a cultura.
A cultura nasce, assim, pelo cultivo, pela educação, pela formação para o que é Belo e Bom. A cultura é aquilo que pode fazer do homem um homem melhor. ... Podemos pensar a paidéia platônica como anamnese, como ascese, como movimento dialético; memória e elevação, como caminho, processo de formação.
A natureza na filosofia trata-se do estudo das primeiras causas no mundo denominado por material, já a cultura trata-se do conjunto de manifestações humanas que se manifestam no mundo material.
Natureza e Cultura - Direito Legal. O ser humano destaca-se dos outros animais. Em sua existência, não se limita a aceitar o mundo natural que o rodeia, mas o modifica, construindo a civilização. ... Podemos, assim, definir a cultura como o conjunto de tudo aquilo o que o homem constrói modificando a natureza.
A filosofia da natureza, também denominada filosofia natural, é a parte da filosofia que trata do conhecimento das primeiras causas e dos princípios do mundo material.
O termo "natureza" faz referência aos fenômenos do mundo físico, e também à vida em geral. Geralmente não inclui os objetos construídos por humanos. A palavra "natureza" provém da palavra latina natura, que significa "qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e o próprio universo".
Significado de Natureza Essência dos seres; estado ou condição própria do ser humano. Conjunto de caracteres particulares que distingue um indivíduo de outro; caráter, temperamento. ... O que caracteriza ou define algo; qualidade: objetos de natureza diferente. Conjunto das coisas que existem realmente; o universo.
"natureza é certo princípio ou causa pela qual aquilo em que primeiramente se encontra muda ou repousa em si mesmo e não por concomitância" (192b 20-3).
Natureza é algo natural, que o homem não pode controlar, algo muito lindo, que por mais que aos poucos esteja morrendo, ainda nos fornece muitos benefícios, se não fosse por ela, o mundo não existiria pois sem ela não há como sobreviver, então, natureza para mim é algo bom, algo que eu preciso.
Os elementos essenciais da natureza são aqueles que têm a capacidade de organização, metabolismo, crescimento, adaptação, resposta à estímulos e reprodução.
Portanto, a palavra grega Physis pode ser traduzida por natureza, mas seu significado é mais amplo. ... Nesse sentido, a palavra significa gênese, origem, manifestação. Saber o que é Physis, assim, levanta a questão da origem de todas as coisas, a sua essência, que constituem a realidade, que se manifesta no Movimento.
Resposta: Ela vem do Latim natura, futuro do verbo nasci, “nascer”. Inicialmente, natureza significava “nascimento”; depois passou a significar a parte do mundo não dependente do Homem, mas também as qualidades e características inerentes a alguma coisa, inclusive o próprio Homem.
“A natureza para os gregos era a análise das leis que universalmente poderiam ser extraídas da observação do mundo natural e sua aplicação no mundo político, a pólis. A natureza, portanto, era um conceito socialmente definido.
Para os filósofos pré-socráticos, a arché ou arqué (ἀρχή; origem), seria um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas; no início, no desenvolvimento e no fim de tudo. Princípio pelo qual tudo vem a ser.
Physis é uma palavra grega, significa Universo. Ciclo natural... " Physis, segundo os filósofos pré-socráticos, é a matéria que é fundamento eterno de todas as coisas e confere unidade e permanência ao Universo, o qual, na sua aparência é múltiplo, mutável e transitório. "