Entre outros aspectos, defendiam o fim do pagamento da dívida externa do país, a nacionalização das empresas estrangeiras, a defesa do regime democrático, a realização da reforma agrária e a expressa oposição ao nazi-fascismo. Nesse instante, os aliancistas deixaram clara a natureza de seus interesses e reivindicações.
Ofereciam forte oposição ao liberalismo, anarquismo e comunismo, chegando inclusive a confrontos físicos com seus simpatizantes. Os grupos organizados e partidos políticos integralistas foram perseguidos e extintos pelo governo Vargas.
A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma frente de esquerda composta por setores de diversas organizações de caráter anti-imperialista, antifascista e antiintegralista (congregando comunistas, alguns tenentes, operários e intelectuais de esquerda). A organização contou com o apoio do Partido Comunista Brasileiro.
Plínio Salgado (São Bento do Sapucaí, 22 de janeiro de 1895 — São Paulo, 8 de dezembro de 1975) foi um escritor, jornalista, poeta, historiador, teólogo e político conservador brasileiro que fundou e liderou a Ação Integralista Brasileira (AIB), partido nacionalista católico de extrema-direita inspirado nos princípios ...
8 de dezembro de 1975
São Bento do Sapucaí, São Paulo, Brasil
7 de outubro de 1932, Brasil
Os principais idealizadores que deram corpo ao movimento integralista brasileiro foram Plínio Salgado, Gustavo Barroso e Miguel Reale.
Pão, terra e liberdade
Os principais objetivos da Intentona Comunista eram a deposição de Getúlio Vargas do poder e a implantação de um novo governo sob a liderança de Luís Carlos Prestes. Essa tentativa de tomar o poder pelas armas fez com que Vargas decretasse a ilegalidade da ANL.
Resposta. os principais pontos são: nacionalização das empresas estrangeiras; não-pagamento de dívida externa brasileira; realização de uma reforma agrária dando terras aos trabalhadores do campo e combatendo o latifúndio; garantia de liberdades individuais.
março de 1935
Foram líderes da Intentona Comunista ( )Getúlio Vargas e Olga Benaro. ( )Luis Carlos Prestes e Getúlio Vargas. ( )Getúlio Vargas e Plínio Salgado. ( )Luis Carlos Preste e Olga Benário.