Resposta. É o processo de indução elétrica, quando o bastão carregado positivamente não encosta na esfera, mas induz uma polarização, que se for conectada com a terra, haverá passagem de elétrons para a esfera, e depois se o bastão for afastado e o terra desfeito a esfera fica com carga negativa.
Não é possível eletrizar um isolante pela polarização, pois o processo de polarização não corresponde a um fenômeno de eletrificação. Devido ao fato de não acontecer a transferência entre cargas eletrizadas.
Polarização de cargas num isolante. Na polarização de um condutor, os elétrons livres ─ interagindo com cargas indutoras externas ─ movem-se de uma região para outra oposta formando, no corpo, um pólo (+) e outro (-) ou seja, um dipolo elétrico como ilustra a figura.
A polarização elétrica ocorre quando na matéria que se encontra situada no interior de um campo elétrico (por exemplo, no interior de um condensador plano), os eletrões da superfície, relativamente aos núcleos atómicos, se deslocam em todo o corpo. Produzem-se assim deslocações de carga e a substância fica polarizada.
Temos 2 principais tipo de polarização:
Para se obter uma corrente elétrica, é necessário criar um campo elétrico nesse condutor. Com esse campo elétrico, teremos diferentes níveis de energia potencial. Esses diferentes níveis de energia potencial provocarão algo que é conhecido como diferença de potencial (d.d.p.), ou simplesmente tensão elétrica.
Os condutores e isolantes são materiais que apresentam, respectivamente, baixa e alta resistência à passagem de corrente elétrica. ... Os materiais isolantes são aqueles que oferecem grande oposição à passagem de cargas elétricas.
isolantes - ar, cortiça, isopor, madeira, cerâmica, vidro, papel, lã, lã de vidro, terra seca, porcelana, plastico. condutores - prata, cobre, alumínio, ferro, aço, terra úmida , grafite, soluções aquosas de acido sulfúrico, água ionizada, água salgada.
Resposta. Isolamento térmico é o processo pelo qual, utilizando materiais adequados, se dificulta a dissipação de calor de um corpo ou de um ambiente. O calor é a energia acumulada por um determinado corpo, podendo também ser definido como energia em trânsito de um corpo para outro devido às diferenças de temperatura.