O ducto arterioso é uma conexão normal entre a artéria pulmonar e a aorta necessária para a circulação fetal apropriada.
O ducto arterial, ao desviar o sangue da artéria pulmonar para a artéria aorta, protege os pulmões da sobrecarga e permite que o ventrículo direito se fortaleça para a sua total capacidade funcional ao nascimento.
O fechamento ou constrição prematura do canal arterial é uma situação pouco conhecida na prática da obstetrícia, classificada como evento "raro", havendo escassa literatura acerca do assunto que se restringe basicamente a relatos de casos e trabalhos com amostras pequenas1-5.
Quando esse vaso não se fecha, chamamos de Persistência de Canal Arterial (PCA). Persistência quer dizer “que ficou aberto”. O PCA pode ser grande, deixando muito sangue passar da aorta para a artéria pulmonar, ou pequeno, deixando passar bem pouco sangue.
PCA – Programa de Conservação Auditiva.
O fechamento funcional do canal arterial ocorre em até 48 horas (h) após o nascimento em recém- nascidos (RN) a termo e, em até 72h, em 90% dos RNs com mais de 30 semanas de idade gestacional (IG). Quando o ducto permanece aberto após 72h pode-se considerar persistência do canal arterial (PCA).
INTRODUÇÃO: a Persistência do Canal Arterial (PCA) é uma das cardiopatias mais freqüentes no recém-nascido. Caracteriza-se pela permeabilidade persistente do vaso que conecta a artéria pulmonar à aorta no feto. Geralmente, o canal arterial se fecha até duas ou três semanas após o nascimento.
É uma obstrução parcial da passagem do sangue na artéria aorta. A aorta é a principal artéria do corpo humano, emerge do ventrículo esquerdo que é a estrutura do coração que tem a função de bombear este sangue oxigenado do coração para todas as células.
A atresia pulmonar é caracterizada por uma valva pulmonar completamente fechada ou tão rudimentar, que é como se ela não existisse e houvesse um músculo fechando a passagem de sangue do ventrículo direito para a artéria pulmonar. Ou seja, não vai sangue do lado direito do coração para os pulmões.
No coração humano, o tronco da artéria pulmonar começa na base do ventrículo direito do coração. Ele é pequeno e largo - aproximadamente 5 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. Ele se ramifica em duas artérias pulmonares (esquerda e direita), que levam sangue pobre em oxigênio para o pulmão correspondente.
Atresia tricúspide é uma cardiopatia congênita cianótica, decorrente da agenesia (ausência da conexão atrioventricular direita) ou imperfuração da valva tricúspide, tendo como consequência a não comunicação direta entre átrio e ventrículo direitos.
A Transposição das Grandes Artérias (TGA) é definida pela saída da aorta do ventrículo direito e a artéria pulmonar do ventrículo esquerdo, estando cada átrio conectado ao seu respectivo ventrículo. Ou seja, nesta cardiopatia, as artérias principais do coração trocaram de lado!
A transposição das grandes artérias (TGA) é uma cardiopatia congênita cianótica, a qual classicamente se caracteriza pela aorta anteriorizada e à direita da artéria pulmonar. Em alguns pacientes podem ocorrer variações anatômicas, como a aorta posterior, por exemplo.
Os grandes vasos do coração são: a aorta, a artéria pulmonar, a veia pulmonar e as veias cavas superior e inferior.
9. Pacientes submetidos a cirurgia de Rastelli, correção de atresia pulmonar, tronco arterial comum ou operação de Ross que portem um conduto colocado entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar são candidatos a implante percutâneo de valva pulmonar, se desenvolverem insuficiência ou estenose grave do conduto.
É um tipo de exame que emprega ondas de sons de freqüência não audíveis (ultra-sons) cujos reflexos são transformados em imagens. Não emite radiação, não causa danos à saúde e é indolor.
→ Principais artérias do corpo
Os principais vasos que chegam ao coração são: - veia cava superior e veia cava inferior: levam o sangue venoso do corpo para o átrio direito. - veias pulmonares: levam o sangue do pulmão para o átrio direito.
O sangue arterial, através das veias pulmonares, chegam ao átrio esquerdo do coração. Daí, passa ao ventrículo esquerdo, de onde deixa o coração pela artéria aorta. O sangue venoso chega ao átrio direito do coração pelas veias cavas. Daí passa ao ventrículo direito e deixa o coração pelas artérias pulmonares.
elas são: Coração esquerdo: arte ria aorta e veias pulmonares. Coração direito: veias cavas cranial e caudal e artéria tronco pulmonar.
Os vasos pelo qual o sangue chega ou saem do coração, têm suas raízes situadas na base do coração e por esta razão esta região não apresenta uma nítida delimitação. No átrio direito desembocam (chegam) as seguintes estruturas, a veia cava superior e cava inferior.
Tradicionalmente nos livros de medicina e biologia as artérias são representadas na cor vermelha e as veias na cor azul. Dito isso, respondemos cada item: a) Chamam-se artérias. A sua função é transportar sangue do coração para os tecidos e órgãos do corpo, sob alta pressão.
A base é formada principalmente pelo átrio esquerdo, enquanto o ápice é formado principalmente pelo ventrículo esquerdo e encontra-se no nível do 5° espaço intercostal esquerdo. O coração é formado por quatro câmaras, 2 átrios (câmaras superiores) e 2 ventrículos (câmaras inferiores).
O coração possui ainda quatro margens: direita, inferior, superior e esquerda.
O ventrículo esquerdo, o maior e com paredes mais musculosas, apresenta um orifício de saída que comunica com a artéria aorta, na qual entra o sangue previamente oxigenado nos pulmões para, então, ser levado a todo o organismo.
Existem quatro valvas cardíacas no coração que são:
No interior do coração, quatro válvulas se abrem e se fecham em uma sequência precisa para manter o sangue fluindo na direção certa. Duas das válvulas cardíacas controlam o fluxo de sangue das câmaras superiores do coração, ou átrios, para as câmaras inferiores, ou ventrículos.