Industrialização tardia: é característica das nações periféricas que se industrializaram muito tempo depois da Primeira Revolução. Países como Brasil, Argentina e México são exemplos de países de industrialização tardia.
A industrialização clássica remete aos tempos da I Revolução Industrial nos centros urbanos da época. ... Já a industrialização tardia diz respeito àquela industrialização que ainda ocorre nos dias atuais, principalmente em países subdesenvolvidos.
A industrialização clássica é característica dos países desenvolvidos, ocorrendo ao longo da I Revolução Industrial naqueles que eram considerados os principais centros econômicos e políticos do planeta.
Industrialização planificada Ao contrário das demais formas de industrialização, todas as fábricas, indústrias e propriedades eram estatais. Nesse caso, não era o mercado quem regulamentava a economia, mas o Estado. Era ele quem determinava os salários, os preços dos produtos e as transformações econômicas e sociais.
Industrialização planificada Neste tipo de industrialização, o Estado era o principal agente econômico, comandava as fábricas, os salários e os preços. A indústria de base e a indústria bélica, neste modelo, sempre foram prioridade. A indústria de bens de consumo, por sua vez, era deixada em segundo plano.
Algumas das principais características do processo de industrialização são: aprofundamento na divisão do trabalho e da especialização; ... generalização do trabalho assalariado; incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços.
Resposta. Resposta: Dependência econômica e tecnológica: A industrialização brasileira desenvolveu-se essencialmente por meio do capital estrangeiro, a partir de empréstimos, e de tecnologia importada, já que o país não possuía nem capitais nem tecnologia suficiente para industrializar-se.
1929
Assim podemos dizer que os segmentos que mais se destacaram no inicio do processo de industrialização foi o alimenticio, o textil e também o de vela e o de sabão.
A principal indústria no período da Primeira Revolução Industrial era têxtil. Nesse período, surgiram diversas indústrias de tecidos de algodão que utilizavam o tear mecanizado. ... O desenvolvimento tecnológico alcançado nesse momento possibilitou que novas técnicas e maquinários fossem introduzidos na produção têxtil.
Podemos citar como exemplo os veículos automotores, a máquina a vapor e a turbina a vapor. ... O primeiro dispositivo que utilizava esse mesmo princípio de funcionamento foi a máquina de Herón, no século I d.C. Em 1698, Thomas Savery criou a primeira com utilidade prática, que era usada para retirar água das minas.