Como Feita A Reproduço Sexuada Nas Plantas?

Como feita a reproduço sexuada nas plantas

Veja também: Plantas aquáticas  – O que são, nomes, tipos, exemplos, imagens

Você pode se interessar também

Os gametas são produzidos por meiose, eles são as únicas células haploides (n) dos seres vivos que fazem reprodução sexuada, ou seja, eles possuem metade do número total de cromossomos de cada espécie.

As briófitas são plantas de pequeno porte e avasculares. Por conta disso, a sua reprodução difere um pouco quando comparado a outros grupos vegetais. Nesse vídeo, você revisa as características principais das briófitas e entende como é a sua reprodução.

Videoaulas

Videoaulas

Quando ocorre a reprodução sexuada, ela provoca uma variabilidade genética entre os indivíduos. Entre muitas coisas, a variabilidade genética é uma parte importante do processo de evolução e adaptação das espécies.

Cada tipo de planta possui um ciclo reprodutivo diferente, pois elas apresentam características morfofisiológicas e comportamentais distintas. Por isso, vamos compreender como é a reprodução em cada grupo de plantas. Confira abaixo.

Reprodução sexuada

Selecionamos um vídeo para você relembrar as características da reprodução assexuada e sexuada. Confira a importância de cada uma delas para os seres vivos. Dessa forma, você vai compreender melhor os ciclos reprodutivos das plantas.

Os indivíduos liberam muitos gametas na água e a fecundação ocorre quando eles se encontram. O zigoto formado pode se fixar em um substrato para se desenvolver ou pode continuar com vida livre desde o primeiro momento da fecundação.

A reprodução sexuada

A reprodução sexuada

Os seres vivos possuem um ciclo natural de vida, onde nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Quando chegamos à reprodução é possível perceber a diversidade que existe, pois tanto os animais quanto as plantas possuem diversos tipos de reprodução de acordo com a sua espécie. Conheça agora um pouco mais sobre a reprodução das plantas.

A principal diferença entre esses dois tipos de reprodução é que na forma sexuada há troca de gametas entre dois indivíduos e, com isso, a variabilidade genética na espécie.

Gâmica ou agâmica? Saiba como se dá o processo de reprodução e fertilização das plantas na natureza.

Nas briófitas, a reprodução assexuada ocorre em algumas espécies e consistem na fragmentação de várias partes da planta mãe para formar novos indivíduos. Na reprodução sexuada ocorre a alternância de gerações em que o gametófito (2n) é a fase dominante. Os esporos germinam no solo e dão origem aos gametófitos, que geralmente apresentam na região apical os arquegônios (órgão sexual feminino) e os anterídios (órgão sexual masculino). Após a ação da chuva, os gametas femininos e masculinos podem entrar em contato, resultando na fecundação e formando o zigoto (2n). Então, o zigoto se desenvolve no arquegônio e, por meiose, formam a estrutura temporária, os esporófitos (n). Assim é que ocorre a liberação dos esporos no solo e então, reinicia-se o ciclo com um novo gametófito.

As pteridófitas também possuem a reprodução assexuada por brotamento. Porém, na reprodução sexuada, o esporófito (2n) é a fase dominante, essa característica se mantém em todas as plantas vasculares. Os esporófitos produzem esporos (n) que ficam reunidos nos soros, pequenas estruturas encontradas na face inferior das folhas das pteridófitas. Essas estruturas se rompem e liberam os esporos no ambiente que caem no solo e germinam o gametófito (n). O gametófito produz gametas masculinos e femininos, que quando maduros, e na presença de água, fecundam e formam o zigoto (2n). Por fim, o zigoto se desenvolve e o gametófito se degenera, restando a planta adulta.

Vantagens e desvantagens da reprodução sexuada

A partir das gimnospermas, a reprodução ocorre independente da água e com a formação sementes. Os gametas são formados nos estróbilos em que o gameta masculino corresponde aos grãos de pólen e os femininos aos óvulos. Pela ação do vento, os grãos de pólen chegam até o tubo polínico e encontra o óvulo. Assim, ocorre a fecundação para formar o zigoto e depois o embrião. Então, o óvulo se transforma em semente para proteger o embrião contra a dessecação. Essa semente sofre a dispersão no solo, reiniciando o ciclo.

As gônadas para a produção de gametas nos humanos são os testículos nos homens e os ovários nas mulheres.

Alternância de gerações

Como já foi dito anteriormente, nesse tipo de reprodução são formadas células especiais, chamadas de gametas. Onde um gameta feminino une-se a um gameta masculino através da fecundação que dá origem a um zigoto.

A união dos gametas é a união do material genético dos dois progenitores, o que faz com que os descendentes tenham características tanto do progenitor masculino quanto do feminino.

A reprodução nas plantas, assim como em qualquer outro ser vivo, é muito importante para garantir a sobrevivência da espécie. Com a reprodução sexuada ocorre a recombinação de genes para formar o zigoto. Esse processo garante a variabilidade genética, ou seja, alterações nos indivíduos descendentes que ao longo do tempo sofrerão com a seleção natural, contribuindo para a evolução.

Onde se formam os esporos das plantas?

Os esporos são produzidos no interior de estruturas denominadas estróbilos. Formação dos megásporos e das oosferas: a formação dos megásporos ocorre nos estróbilos femininos dentro de estruturas chamadas megasporângios. No interior do megasporângio uma célula diploide sofre meiose e origina quatro células haploides.

Quais são os dois tipos de esporos que podem ser produzidos?

Tipos de esporos

  • Aplanósporo: esporo transportado pelo vento.
  • Zoósporo: esporos flagelados, encontrados em fungos aquáticos.
  • Conidiósporo: esporo muito pequeno, como partículas de poeira. ...
  • Basidiósporo: esporo formado em basídios (dos Basidiomicetes, em grupos de 4 esporos).

Como se formam os esporos bacterianos?

Os esporos apresentam-se sob a forma de corpúsculos esféricos ou ovóides, livres ou no interior da bactéria. Formam-se pela invaginação de uma dupla camada de membrana celular, que se fecha para envolver um cromossoma e uma pequena quantidade de citoplasma, garantindo a sobrevivência da espécie.

Onde são produzidos os esporos das pteridófitas?

No interior dos soros, são produzidos os esporos. Os esporos caem no chão e germinam se encontrarem condições adequadas. Forma-se o prótalo, uma estrutura com formato que lembra um coração e que produz gametas (gametófito).

Onde são produzidos os esporos de uma samambaia?

Em certas épocas, na superfície inferior das folhas das samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. O surgimento dos soros indica que as samambaias estão em época de reprodução - em cada soro são produzidos inúmeros esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem.

O que é o Protalo das Pteridofitas como se origina?

O protalo é o gametófito das pteridofitas e ele se origina a partir da germinação de um esporo.

Quando os Gametófitos são formados nas pteridófitas?

Os esporângios se rompem e liberam os esporos no ambiente. Quando estes encontram um substrato com condições adequadas de umidade e luminosidade, germinam e dão origem ao gametófito haplóide (n).

Como é a reprodução das plantas pteridófitas?

No interior do protalo existe água em quantidade suficiente para que o anterozoide se desloque em meio líquido e "nade" em direção à oosfera, fecundado-a. Surge então o zigoto, que se desenvolve e forma o embrião. ... Como você pode perceber, tanto as briófitas como as pteridófitas dependem da água para a fecundação.

O que representa o Protalo das Samambaias e como ele se origina é o que produz?

é o gametófito da samambaia, origina-se assim a germinação de um esporo. Caracterizadas no grupo das pteridófitas, não possuem semente, tendo em mente uma reprodução diferente. ... Em cada soro é produzido um número de esporos. Quando maduros, caem no solo e assim origina um protalo que o mesmo é uma planta sexuada.

O que o Protalo produz?

Gametófito, mais ou menos independente, formado a partir da germinação do esporo e que ocorre em plantas não produtoras de sementes (musgos, fetos e equisetíneas). O protalo desenvolve órgãos reprodutores masculinos, os anterídios, e femininos, os arquegónios.

O que se origina da germinação de um esporo de Samambaia?

Resposta. Origina-se a geração haploide (possui um único conjunto completo de cromossomos) de seu ciclo de vida.

Como é a reprodução de uma samambaia?

A fase dominante do ciclo de vida das pteridófitas é a fase esporófito, ao contrário das briófitas. As samambaias podem se reproduzir de forma assexuada por fragmentação e por forma sexuada os esporos são levados pelo vento e, após a germinação, forma-se o prótalo.

Qual é o produto Meiotico no ciclo de vida de uma samambaia?

Resposta. Resposta: São os esporos. Eles são células reprodutivas.

Como ocorre a reprodução das briófitas e pteridófitas?

Reprodução: As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. Uma samambaia-de-metro, por exemplo, que é comum em residências, é uma planta assexuada produtora de esporos. ... Quando adulta, esta planta forma soros, iniciando novo ciclo de reprodução.

Quais são as estruturas das Briofitas?

Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas). Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água.

Quais as estruturas do gametófito das briófitas?

Os gametófitos das briófitas apresentam estruturas semelhantes a raízes chamadas de rizoides, que atuam ajudando a planta a se fixar no solo. Os rizoides diferem-se das raízes, pois essas últimas são encontradas em esporófitos de plantas vasculares e não apresentam vasos condutores especializados na condução de seiva.