EQST

O Que O Ativo Passivo E Patrimnio Lquido?

O que o ativo passivo e patrimnio lquido? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é o ativo passivo e patrimônio líquido?

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

O que é patrimônio líquido na contabilidade?

Faz referência às contas que apontam o valor contábil de uma entidade. Para isso, leva em consideração capital social, lucros acumulados, fluxo de caixa, entre outros. Simplificando um pouco, o patrimônio líquido é o resultado da diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma entidade.

Quais as contas que compõe as reservas de lucros?

O plano de contas pode apresentar as duas contas: "Lucros Acumulados" (credora) e "Prejuízos Acumulados" (devedora), mas usualmente o saldo é mantido em uma só conta, ou seja, na conta de "Lucros ou Prejuízos Acumulados". O saldo credor representa a parcela do resultado da empresa não destinada especificamente.

Quais são as reservas mais comuns encontradas no balanço patrimonial?

Tais contas de reservas são: Reserva Legal; Reserva Estatutária; Reserva para Contingências; Reserva de Lucros a Realizar; Reserva de Lucros para Expansão; Reserva de Incentivos Fiscais.

Quais são as contas de disponibilidades?

Consideram-se disponibilidades desta conta as transferências e cheques que entrarão nela a curto prazo....Tais contas são livres para movimentações, sendo comumente mantidas em bancos e nas seguintes categorias:

  • Contas especiais para pagamentos específicos;
  • Contas especiais de cobrança;
  • Conta movimento;
  • Conta corrente.

O que são as disponibilidades no balanço patrimonial?

As disponibilidades são representadas no grupo de Ativo Circulante, o que representa bens e direitos de curto prazo (aplicação válida dentro do período vigente do Balanço Patrimonial, com período máximo de um ano) de uma empresa. Elas também são nomeadas como "equivalentes de caixa" em muitos lugares.