Eliane Caffé
Gameleira
"Narradores de Javé" conta o caso dos moradores de um povoado fictício, prestes a ter de deixar o lugar por causa da construção de uma usina hidrelétrica. Para tentar evitar a inundação de Javé, eles decidem escrever sobre o lugar e torná-lo um patrimônio histórico a ser preservado.
Resposta. tema principal: narracao,tendo com alicerce a pluralidade oral dos personagens. mostra um Brasil de todos os brasileiros, dando voz as etnias,regioes e classes excluidas... E que todos nos somos narradores de uma historia sem fim.
Escrever a história de Javé e salvá-la do afogamento é a sua oportunidade de se redimir diante da população. Mas para isso, precisa colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca, de pai para filho. Começa então, uma tragicomédia com pitadas de épico e infinitas margens de reflexão.
A finalidade em buscar o passado de Javé era de buscar um selo de património cultural da cidade. Explicação: Com isso, a cidadezinha não seria inundada, pelas águas da barragem que seria feita, que no caso, Ânotio Bia, no conseguiu fazer o livro para salvar a cidade da inundação. Com isso a cidadezinha foi inundada.
Trata-se de um produto cultural que possibilita uma série de análises a respeito da cultura, das estruturas de poder, dos arquivos e das identidades.
Narradores de Jave retrata vários problemas sociais como: A falta de escolaridade em regiões como a do povoado, distantes dos grandes centros, com todos seus cidadães, com exceção do carteiro, não sabendo ler nem escrever. A pobreza enfrentada pela população, percebida na suas casas e formas de se vestir.
Seus habitantes, ao saberem da notícia, logo procuraram uma alternativa para que a pequena vila não fosse destruída. A solução encontrada pelos habitantes foi de escrever a história do vilarejo de Javé, que, por ter a maioria dos habitantes analfabeta, não possuía nenhum relato histórico documentado.
1. O que significa fazer o "papel de escriba"? Significa escrever diferentes histórias dos lugares nos quais identificam as origens de um determinado povo. O registro serve para mostrar a existência, a história, a cultura e a crença de um lugar.
8) Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita? O escriba era o único que era capaz de escrever e transformar as histórias do povo num documento, um dossiê e assim as pessoas entenderam a importância de possuir o histórico, possuir provas escritas.
A oralidade e a escrita são duas formas de variação linguística, onde a oralidade é geralmente marcada pela linguagem coloquial (ou informal), enquanto a escrita, em grande parte, está associada à linguagem culta (ou formal).
Além disso, na língua falada utilizamos frases mais curtas, por questão de limitação humana de memorização, enquanto que, na escrita essas frases podem ser mais longas e elaboradas, a fim de que não se corra o risco do texto ficar fragmentado, com frases soltas, prejudicando o entendimento do todo.
Alfabetização: 6 práticas essenciais
O ensino da escrita nas escolas precisa ser significativo para que os alunos sejam estimulados continuamente a escrever e superar as suas dificuldades. Nesse processo de aprendizagem, a mediação pedagógica, mais do que corrigir, funciona como uma orientação para o estudante (re)organizar a sua produção.
Dê a criança todo o tempo que for necessário para ela desenvolver essas atividades. É muito importante estimulá-la de forma descontraída, para que não se sinta pressionada. Essas atividades devem ser percebidas como atividades prazerosas, para que elas sejam estimuladas desde cedo a terem gosto pela escrita.
8 dicas para estimular seu filho a escrever
Diminui o estresse (algo importante para manter a cabeça tranquila), melhora o poder de concentração, ajuda a fugir de clichês e aumenta a capacidade de memorização. A escrita ativa uma área cerebral que transforma ideias em significados e depois em palavras.
O papel da escrita na formação do ser humano é muito mais profundo do que se pensa, é a porta de entrada para a cultura, saber tecnológico, científico, etc. ... Hoje em dia a escrita é bem usada no nosso dia a dia, e é muito importante, pois estamos cercados de informações, letras e números.