O processo normal de respiração começa quando o diafragma, o músculo localizado sob os pulmões, se contrai (aperta) e se move para baixo. Isso aumenta o espaço na cavidade torácica, no qual seus pulmões se expandem. Quando você inspira, o ar que entra no nariz é aquecido e umedecido.
A entrada de ar nos pulmões recebe o nome de inspiração. Após esse movimento observa-se um relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma. ... A pressão intrapulmonar aumenta e o ar então é jogado para fora, em um processo conhecido como expiração.
A inspiração e a expiração são os dois fatores mais importantes para a respiração. Deste modo, notamos que a inspiração ocorre quando a entrada de ar nos pulmões se caracteriza pela contração do diafragma assim como dos músculos intercostais.
A exposição aguda a alta altitude produz um aumento da frequência respira- tória e do volume corrente (hiperventilação), isso caracteriza um reposta fisiológica quando o corpo é induzido a hipóxia.
O surfactante previne atelectasia e edema devido a diminuição da tensão superficial devido a diminuição da tensão superficial na interface ar – liquido alveolar; com isso melhora as trocas gasosas e diminui o trabalho respiratório tendo ainda trabalho lubrificante, protegendo as vias aéreas e promovendo o transporte ...