Desde o dia 1º de janeiro deste ano, está em vigor o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, obrigatório em todo o país. ... Trema: o uso do trema nas palavras da Língua Portuguesa deixará de existir, mas a pronúncia das palavras continua a mesma.
Acordo ortográfico – unificação da grafia! O motivo principal deste acordo é promover a unificação ortográfica dos países que têm o português como língua oficial, os quais são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
1986 - O presidente brasileiro José Sarney promoveu um encontro dos sete países de língua portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe - no Rio de Janeiro. Foi apresentado o Memorando Sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Resposta. Resposta: Os brasileiros têm desde o primeiro dia de 2009 o desafio de uma nova aprendizagem: adotar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Embora o prazo de adaptação seja de quatro anos, o mercado editorial já vem sofrendo o impacto das mudanças em 0,5% das palavras.
SIM, a ortografia e regras de acentuação do nosso idioma já mudaram 4 vezes em menos de um século! A primeira modificação aconteceu em 1943, a segunda em 1971, a terceira em 2009 e a mais recente aconteceu em 2016. O acordo ortográfico foi feito entre os países integrantes da CPLP.