Ligações sigmas são ligações covalentes resultantes da interpenetração de orbitais atômicos incompletos, em um mesmo eixo, entre átomos iguais ou diferentes. ... Ligação dupla (=): uma ligação é sigma, e a outra é uma ligação pi; Ligação tripla (≡): uma ligação é sigma, e as outras duas são ligações pi; Não pare agora...
As ligações pi são mais fracas do que uma ligação sigma (pois não há sobreposição dos orbitais), de modo que uma ligação dupla (uma sigma e uma pi) seja mais forte que uma simples (somente uma sigma), mas não o dobro da energia de ligação.
➢ Podemos mostrar que as ligações múltiplas são mais fortes do que as ligações simples; ➢ Quando o número de ligações entre os átomos aumenta, os átomos são mantidos mais próximos e mais firmemente unidos. Entalpia de ligação e comprimento de ligação, relembrando...
As ligações múltiplas são mais curtas que as ligações simples entre os mesmos dois elementos porque os elétrons de ligação adicionais atraem os núcleos mais fortemente, conseqüentemente puxando-os para mais perto: compare os comprimentos das várias ligações carbono-carbono na Tabela 2.
O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos polares e é considerada uma interação de força intermediária. Os elétrons estão distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo atrai os elétrons para si.
A ligação dipolo-dipolo ocorrem em duas moléculas polares onde a ligação ocorre pelo encontro de bipolos que se atraem entre si.
Dipolo permanente: interação entre moléculas polares. Dipolo instantâneo: interação entre moléculas apolares. Pontes de hidrogênio (ligação de hidrogênio é o termo mais correto): interação entre moléculas com o elemento hidrogênio ligado diretamente ao flúor, oxigênio ou nitrogênio.
Como água é um composto polar, o pólo positivo de uma molécula atrai o pólo negativo de outra, o que resulta em uma atração eletrostática. Essa atração é chamada ligação de hidrogênio (ou ponte de hidrogênio), e ocorre entre átomos de hidrogênio com oxigênio, nitrogênio ou fluor.
São também bastante chamadas de Forças Intermoleculares. Existem três tipos de forças intermoleculares, que são: dipolo permanente, dipolo induzido e ligações de hidrogênio (antigamente chamada de pontes de hidrogênio).