O gerúndio no inglês é caracterizado pelo acréscimo de -ing ao verbo: speaking, walking, doing, making, studying, running, etc. Há algumas regras ortográficas que devem ser observadas ao acrescentar -ing aos verbos. Para saber que regras são essas leia a dica Acrescentar ING aos Verbos.
Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente. Você pode e deve usar o gerúndio em suas redações, provas ou concursos, desde que respeitadas as regras de seu uso.
O particípio, assim como o infinitivo e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Recebe essa nomenclatura porque, ao lado do seu valor verbal, desempenha função de nomes. ... O particípio, assim como o infinitivo e o gerúndio, é uma das formas nominais do verbo.
Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos.
Particípio regular
Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala. Ação no presente: ocorre no momento da fala. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.
Past Simple é o tempo verbal usado para falar de ações que já aconteceram (ações e eventos que ficaram no passado). Past Participle forma do verbo usada em construções gramaticais específicas (tempos compostos, voz passiva, etc).
Entende-se por past participle a forma verbal que compõe tempos verbais, tais como os tempos perfeitos e a voz passiva, e também que assume a função de adjetivo nas orações. Observe alguns exemplos: A broken vase = Um vaso quebrado. Don't forget that you're a loved kid!
O Past Participle (particípio passado) é uma forma verbal utilizada como estruturas complementares de alguns tempos verbais e ainda, pode desempenhar o papel de adjetivos.
No Past Perfect, temos de usar o verbo have (em sua forma no passado had) acompanhado de outro verbo no past participle: I had helped her....Past Participle em Perfect Tenses
Present participle (verbo + -ing) Funcionam como adjetivo, indicam ação, movimento, percepção, passagem de tempo, explicar uma razão. Usados para as flexões continuous (Present continuous, Past continuous, Present perfect continuous – tudo já tratado aqui).
Gerund e Present Participle parecem ser a mesma coisa (a forma é a mesma: –ing); porém, a função representada por cada um é diferente: Gerund é quando transformamos um verbo em substantivo e o Present Participle serve para formarmos os tempos verbais Continuous ou transformar um verbo em adjetivo.
Past Participle (Particípio Passado) é uma construção verbal utilizada como complemento de diversos tempos verbais ou serve de adjetivo.
Tenha sempre em mente que o '-ing' não é usado apenas para o gerúndio. Ele serve também para formar substantivos, como você viu nos exemplos acima. Além disso, ele aparece ainda na formação de adjetivos: boring – maçante, chato, enfadonho, entediante, tedioso, cansativo.
Usamos o ING para ações que acontecem no presente e podem ou não acontecer no momento em que estamos falando. Exemplos: I'm watching an interesting TV serie. (Estou assistindo uma série interessante) você pode estar assistindo neste momento ou acompanhando a série.
Em inglês, a palavra gerund (que é o verbo com a terminação –ing) tem outros usos, além do gerúndo da língua portuguesa. 1) O uso mais conhecido é como parte do tempo verbal Present Continuous (ou Progressive). ... 2) Chamamos de gerund quando a terminação –ing é usada com um verbo e a função de tal verbo é de substantivo.
» REGRA 1: acrescente ing ao verbo sem alterar absolutamente nada. Como você pode observar, nada mudou na base dos verbos. Ou seja, o verbo read ao receber o ~ing continuou com sua grafia: read. ... » REGRA 2: verbos terminados com a letra -e, perdem este -e para que o ~ing seja acrescentado.
Sempre que você precisar usar a forma, agrega-se o “ing” no fim do verbo infinitivo. Porém, existem algumas exceções. O gerúndio serve para transformar o verbo em substantivo, atuar como sujeito, predicado ou complemente de uma oração e complementar o verbo “to be” e outros verbos.