Os fatores históricos que influenciaram o desenvolvimento do Impressionismo ou arte impressionista, (tendência artística francesa com ênfase na pintura), foram principalmente, a tensão gerada pela Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), o fim do Segundo Império, de Napoleão III.
Os impressionistas rejeitavam as convenções da arte acadêmica vigente na época. As pinturas do Impressionismo captavam as impressões perceptivas de luminosidade, cor e sombra das paisagens, por isso pintavam o mesmo quadro em diferentes horários do dia.
O Expressionismo foi um movimento artístico e cultural que visava retratar as emoções e questões subjetivas de objetos e acontecimentos, e não a realidade objetiva. ... O impressionismo foi um marco na arte moderna. Os pintores seguidores do movimento faziam pesquisas sobre a produção pictórica. Bons estudos!
Monet, mais agressivo e mais agarrado aos conceitos e ideais impressionistas, pinta esse quadro com emoção e sem delicadeza, com uma paleta muito diferente da de Renoir, o verde é em um tom abacate, o verde mais utilizado em toda sua obra.
Em 1869, Renoir envolveu-se em uma curiosa coincidência. Ele e Monet pintaram a mesma cena: um grupo divertindo-se próximo a um rio. O fato, além de dar fama às telas, mostrou bem o empenho de ambos os artistas em explorar as superfícies que refletem luz.
O realismo e o impressionismo são movimentos artísticos e literários e se diferenciam principalmente pelas temáticas retratadas. O realismo surgiu nas últimas décadas do século XIX na Europa e buscava mostrar o que realmente se é. ... E o impressionismo surgiu com a pintura francesa no século XIX.