Flor do Lácio é uma expressão usada para designar a Língua Portuguesa. ... Para Olavo Bilac, a Língua Portuguesa continuava a ser "bela", mesmo sendo originada de uma linguagem popular.
A expressão "Última flor do Lácio, inculta e bela" é o primeiro verso de um famoso poema de Olavo Bilac, poeta brasileiro que viveu no período de 1865 a 1918. Esse verso é usado para designar o nosso idioma: a última flor é a língua portuguesa, considerada a última das filhas do latim.
A língua portuguesa é chamada da ÚLTIMA FLOR DO LACIO , porque 0 PORTUGUÊS é originário de uma região da Itália chamada LACIO .
Entre estas tribos estavam os povos que hoje chamam-se latinos, que se estabeleceram no (que hoje se chama) Lácio. Inicialmente foram vistos como recém-chegados - um tipo de subclasse - pela maioria das pessoas das cidades-estados locais.
Do ponto de vista político e cultural, o Lácio teve forte dominação etrusca. Apesar disso, era dividido entre uma infinidade de culturas locais. As relações comerciais com os fenícios e os gregos foram de forte influência cultural para os etruscos, que acabaram empregando seu alfabeto e outros aspectos culturais.
O “lusamérica” remete ao óbvio — somos o único país das Américas a falar português —, e o “latim em pó” lembra a origem do idioma.
O significado de lusamérica é américa.
Quais são os aspectos da poesia de Camões que podem ser percebidas na letra de música de Caetano Veloso, sabedores de que essa fase da literatura portuguesa na qual a poesia não encontra harmonia entre a vida ideal marcada pela busca do amor e a realidade concreta, onde pode predominar o desajuste entre o que se deseja ...