Introspecção é o ato pelo qual o sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles.
Segundo o dicionário, introspectivo diz respeito ao “que examina o próprio íntimo, os sentimentos, as reações etc.”. Na prática, são pessoas que possuem uma personalidade comunicativa retraída, de pouca interação e baixa intimidade com o mundo exterior.
O enquadramento adequado para realizar uma introspecção envolve escolher um momento e um lugar propícios. O momento é aquele no qual você não tem pressa e sabe que ninguém vai interromper. O lugar é um entorno onde você se sinta confortável. Se você tem acesso a um lugar isolado, onde há pouco ruído, muito melhor.
O método de estudo introspectivo analisa o consciente ou a tomada de consciência acerca de estados mentais. ... Já o método de estudo psicanalítico analisa a interferência de fatores inconscientes na racionalidade e esses fatores dificultam a relação do indivíduo com a realidade.
Há diferentes métodos de estudo na Psicologia. Em cada um deles, a análise dos processos mentais do ser humano é realizada de um modo diferenciado. Abordaremos aqui os métodos introspectivo, experimental, clínico e psicanalítico.
adjetivo Que se refere a introspecção, à análise detalhada das próprias experiências, partindo do que acontece de mais íntimo; introvertido: reação introspectiva. O que pode ser analisado ou que possui caráter íntimo. Etimologia (origem da palavra introspectivo). Do inglês introspective.
Os termos são antônimos um do outro. Isto significa que são opostos. No caso de uma pessoa extrovertida, sua atenção é voltada ao mundo exterior. A introvertida tem um foco mais direcionado ao seu interior.
Fale menos. Introvertidos não são as pessoas mais tagarelas do mundo. Para se comportar de modo mais quieto, tente ficar em silêncio nas interações em grupo; deixe que os outros falem mais do que você. Faça perguntas para que as pessoas conversem mas tente manter o foco nelas em vez de si mesmo.
4 vantagens de ser introvertido no trabalho