Kant - teoria do conhecimento - A síntese entre racionalismo e empirismo. O filósofo alemão Immanue Kant responde à questão de como é possível o conhecimento afirmando o papel constitutivo de mundo pelo sujeito transcendental, isto é, o sujeito que possui as condições de possibilidade da experiência.
O termo Revolução Copernicana diz respeito a uma analogia que Kant faz com a proposta de Copérnico, na passagem do antropocentrismo para o heliocentrismo, em que o mesmo poderia ser aplicado na metafísica, deslocando o sujeito da periferia do conhecimento para colocá-lo no centro.
O imperativo categórico é a ideia central formulada por Kant para que se possa analisar o que motiva a ação humana e compreender a moral e a ética. O modo como um indivíduo age com base em princípios que gostaria de ver aplicados é a máxima e poderá se tornar o que ele chama lei universal.
Exemplo, se queres amar, ame! Ao passo que o imperativo Categórico, diferentemente do hipotético, determina de maneira absoluta uma ação, sem exigir nenhuma condição prévia para a sua realização, mas necessária por si mesma. A exemplo: Não matarás! Não roubarás!
Imperativo Categórico / Imperativos hipotéticos Um imperativo hipotético afirma o seguinte: se quiseres atingir determinado fim, age desta ou daquela maneira. O imperativo categórico diz o seguinte: independentemente do fim que desejamos atingir, age desta ou daquela maneira.
Exemplo de imperativo hipotético Se não quer pagar multa, não dirija em alta velocidade. Observe que na frase acima, o indivíduo tem como principal preocupação o não pagamento da multa. A preocupação moral com a própria integridade de quem dirige ou com a integridade física do próximo não existe.
Em outras palavras, o imperativo categórico é aquilo que exprime a necessidade objetiva de se fazer uma determinada ação somente porque a ação é a certa, é o que o dever (princípio moral a priori) ordena. Ele caracteriza-se como categórico, pois não visa nenhum outro fim senão o cumprimento do ação.
Imperativos categóricos, quando declaram que uma ação é objetivamente necessária por si, independentemente de qualquer intenção. Neste último caso, a ação não é encarada como um meio, mas como um fim em si e não existe uma outra finalidade, para a qual esta ação estivesse destinada.
O imperativo hipotético está atrelado ao fim, ou a finalidade, almejado por aquele que age, facilitando assim a decisão de qual a ação correta a se tomar, é hipotético pois, uma vez que o agente não tenha interesse em realizar aquele fim, ou não esteja disposto a ação necessária para realiza-lo, não existe qualquer ...
Sinais típicos da hiperatividade
Prática de atividade física. O exercício físico é um remédio natural e eficaz para TDAH. Isso porque ele desenvolve as funções do cérebro que controlam a impulsividade e a hiperatividade, além de liberar endorfinas que acalmam o cérebro. Estes compostos de “boas sensações” regulam o humor e o prazer.
De acordo com a OMS, as terapias cognitivo-comportamentais, como Neurofeedback, são indicadas para as crianças com diagnóstico de TDAH. O uso da ritalina não é descartado pela organização, desde que haja para o paciente um acompanhamento rigoroso por uma equipe de especialistas, além do consentimento da família.