Estas células apresentam um núcleo bilobulado muito evidente quando observado por microscopia de luz. O citoplasma do eosinófilo é repleto de grânulos, sendo essa a principal característica para sua identificação. Outras organelas como mitocôndrias, retículo endoplasmático e complexo de Golgi são pouco desenvolvidas.
A neutropenia pode ser tratada com fatores estimuladores de colônias e com antibióticos para prevenir complicações infecciosas.
Quando os eosinófilos estão em baixa quantidade no sangue, a condição é chamada de Eosinopenia. Ela ocorre quando os números estão abaixo de 40 eosinófilos/µL. Apesar disso, em geral, a baixa contagem desse tipo de glóbulo branco no organismo não causa complicações expressivas e sintomas.
Os linfócitos são um tipo de célula de defesa do organismo, também conhecidos como glóbulos brancos, que são produzidos em maior quantidade quando existe uma infecção, sendo, por isso, um bom indicador do estado de saúde do paciente.
Exames com linfócitos baixos, ou seja, abaixo de 20% da contagem de leucócitos, podem significar: Danos à medula óssea, que podem ser causados pela quimioterapia ou tratamentos com radiação. Infecções como HIV, tuberculose ou hepatite. Leucemia.