Adequação entre a ventilação alveolar e a perfusão (relação ventilação-perfusão). (7). (8). Por fim, para que ocorram as trocas gasosas, é necessário que as áreas ventiladas sejam perfundidas em uma proporção apropriada, o que é denominado relação ventilação/perfusão (V/Q).
A complacência dos pulmões é o grau de extensão dos pulmões para cada aumento da pressão transpulmonar (diferença entre pressão intra-alveolar e a pressão pleural).
Significado de Complacência substantivo feminino Tendência usual para concordar com outra pessoa, buscando agradá-la ou tentando ser agradável. Ato ou comportamento baseado nessa tendência; gentileza. Ação baseada na condescendência ou realizada por certa submissão censurável.
O grau em que a estrutura orgânica do individuo coincide com o seu mecanismo psicológico na expressão sintomática de suas defesas patológicas. Nos sintomas de conversão, por exemplo, toda a catexia das pulsões repreensíveis é condensada numa função física definida.
Para Freud, o corpo é o lugar de inscrição das marcas presentes nas reminiscências das experiências precoces do infante, por onde o Eu poderá se constituir, sendo, assim, o lugar por onde emerge o pulsional, mas também o meio de chegar à sua satisfação, quer ela se dê no prazer ou no desprazer.
Segundo Mandet (1993), o corpo a que se refere a psicanálise é o corpo enquanto objeto para o psiquismo, é o corpo da representação inconsciente, o corpo investido numa relação de significação, construído em seus fantasmas e em sua história.
Uma zona erógena é uma parte do corpo que recebeu uma estimulação e ficou marcada como um local de prazer. Assim, o corpo é um conjunto de zonas erógenas e cada um tem seu mapa, sua geografia de prazer. As zonas erógenas estão associadas a determinadas partes do corpo: olhos, boca, ouvidos, genitais, etc.
Como interpretar o que o corpo fala?
A expressão "Quando a boca fala o corpo sara" é dita pelo Prof. Adalberto Barreto, criador da Terapia Comunitária Integrativa (TCI), e autor do livro: Quando a boca cala os órgãos falam.
Manuel Serpa Rodrigues: O que a boca não fala, os olhos... O que a boca não fala, os olhos sussurram.
Dependendo do nosso estado emocional e psíquico, o organismo pode gerar reações físicas como dores ou doenças, em um processo que é conhecido como somatização — quando isso ocorre com frequência, passa a ser chamado de transtorno de somatização, quando os sintomas passam a acontecer com frequência.
Antes de sentir medo, a pessoa experiencia a ansiedade, que é uma antecipação do estado de alerta. Entre outras reações fisiológicas em relação ao medo, podemos citar o ressecamento dos lábios, o empalidecimento da pele, as contrações musculares involuntárias como tremedeiras, entre outros.