As competições escolares, em específico os jogos internos, são manifestações do esporte dentro da escola que precisam ir além de transmitir a cultura produzida pela humanidade.
As competições estudantis são uma oportunidade de estímulo ao espírito esportivo, além de difundirem os valores do esporte entre os jovens. São 41 anos de história de incentivo à prática esportiva nas escolas do Brasil. ... Os jogos então passaram a ser chamados de Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s).
Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos Jogos Escolares é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.
Modalidades
Até 2019, as faixas etárias de estudantes atletas de 12 a 14 anos e os competidores de 15 a 17 anos integravam os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil. Em 2020, houve a mudança, cabendo à CBDE a responsabilidade da etapa nacional dos estudantes-atletas da menor faixa etária.
Os jogos de salão são caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do jogador muita atenção e concentração durante o jogo. São exemplos de jogos de salão: dominó, dama, xadrez, gamão, baralho, trilha, uno, fubica, quebra cabeças, etc.