A crioterapia pode ser aplicada de diversas maneiras: compressas geladas, por meio de recipientes, toalhas ou saco plástico com gelo picado, compressas de gel, compressas químicas, imersão em água e gelo, gelo seco, spray químico (DENEGAR, 2003; MACEDO; GUIRRO, 2013).
Vale lembrar que a bolsa de gelo deve ser usada no local lesionado por cerca de 10 a 15 minutos, 3-4 vezes ao dia e deve ser envolvida por uma toalha ou pano antes de entrar em contato com a pele.
De uma maneira geral, a compressa feita com gelo é mais indicada em casos de traumatismo provocado por quedas ou pancadas. “A ação anestésica do gelo ajuda a evitar que o inchaço e o hematoma na região machucada fiquem muito grandes.
Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia.
Para combater a dor e o inchaço no joelho O gelo deve ser aplicado de 3 a 4 vezes ao dia durante 15 a 20 minutos e deve estar enrolado numa folha de papel toalha ou uma fralda fina, por exemplo, para evitar uma queimadura na pele.
Gelo: deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
Colocar gelo Pode-se aplicar uma compressas de gelo por cerca de 15 minutos, tendo o cuidado de não deixar o gelo em contato direto com a pele para não correr o risco de queimar a pele.
O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.
Aplique compressa morna comum pano morno ou uma gaze molhada em chá de camomila morno sobre o joelho que dói durante 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia, para aliviar a dor quando o joelho já não está inchado.
A fisioterapia é alternativa bem sucedida para tratar esses tipos de estalos no joelho, o tratamento fisioterápico é feito com exercícios de fortalecimento e alongamento.
Enquanto a compressa quente dilata os vasos sanguíneos, a versão fria possui o efeito contrário, constringindo-os e diminuindo o fluxo de sangue na região. Esse resultado faz com que o local não acumule líquidos, também amenizando inflamações e inchaços.
A seguir, veja o que dá para fazer em casa para aliviar as cólicas menstruais.