O tratamento do Jogador Compulsivo O jogo compulsivo ocorre quando uma pessoa atraída por qualquer modalidade de jogo, seja num estabelecimento físico, ou de forma online, ultrapassa a linha divisória entre o jogar recreativo e a compulsão por jogar.
Para prevenir o distúrbio de games, é importante serem observados os seguintes aspectos: manter regularidade das atividades básicas cotidianas, como sono, alimentação, higiene pessoal, estudos ou trabalho; ter clareza das regras em relação aos horários adequados para jogar; ter lazeres e passatempos alternativos; ...
Não existe uma causa conhecida ou específica para o vício em games: e sim uma somatórias de fatores que aumentam as chances da pessoa desenvolver o distúrbio. Ou seja, não basta que a pessoa se exponha muito ao game, pois muitas pessoas jogam todos os dias e não apresentam o quadro.
Os 3 sinais para saber se você está viciado em games
Existem muitos fatores que levam uma pessoa a desenvolver um vício: desequilíbrio emocional, necessidade de ser aceito, baixa autoestima, insegurança, busca por status ou influência do comércio e da mídia.
A dependência parece se estabelecer quando a atividade dos neurônios que funcionam pela ação da dopamina se sobrepõe à atividade dos neurônios de centros cerebrais que produzem a sensação de prazer. Ou seja, a dependência se dá quando o prazer fica à mercê do desejo incontrolável.