Os verbos apresentam flexão em voz. As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva.
São três as vozes verbais: Ativa, passiva e reflexiva: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Ativa: Forma como o verbo se apresenta para indicar que a pessoa a que se refere é o agente da oração, ou seja, aquele que pratica a ação.
As vozes verbais dizem respeito à relação que se estabelece entre o sujeito do enunciado e o verbo ao qual está ligado. Essa relação ajuda a definir não só o significado do enunciado, mas também o foco e a entonação, como perceberemos a seguir.
Na voz passiva sintética, há o verbo, o pronome apassivador e o sujeito paciente. Nela, o sujeito é denominado assim porque “sofre” a ação verbal. O verbo pode flexionar-se, ou seja, mudar em relação ao modo, ao tempo, ao número e à pessoa.
a) Voz passiva analítica: é expressa por uma locução verbal formada pelo verbo ser + particípio passado do verbo principal. ... b) Voz passiva sintética ou pronominal: é formada pelo acréscimo do pronome pessoal se, na função de partícula apassivadora, a uma forma verbal na 3ª pessoa.
A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético. Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal.
Quando transformar para a voz passiva sintética? Só é possível transpor uma frase na voz ativa para a passiva sintética se houver objeto direto, pois este virá o sujeito na voz passiva. Portanto, é necessário que o verbo seja transitivo direto, isto é, apresente como complemento do verbo um termo sem preposição.
A voz passiva sintética é formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se” (apassivador). A voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto).
As frases a seguir estão na voz Passiva Sintética passe-as para Passiva Analítica Afinam se pianos. Efetuar se a compra do imóvel. Não se corrigirão as provas. Compram se livros.
frase sintética Definição: Uma frase ou proposi o, dita sint tica se, para se determinar o seu valor de verdade, for necess rio recorrer a dados emp ricos, como,por exemplo, na frase "o Jo o roubou o livro".
A voz reflexiva ocorre quando o sujeito recebe e pratica a ação expressa pelo verbo e, nesse caso, o verbo é sempre transitivo direto e/ou indireto (necessita de um complemento verbal para completar o seu sentido) e seu objeto (elemento capaz de completar o sentido do verbo transitivo) é um dos pronomes oblíquos átonos ...
A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la.
Nas orações na voz passiva, não é o sujeito que pratica a ação, mas o agente da passiva. Portanto: Agente da passiva é o termo integrante da oração que, na voz passiva, indica a pessoa ou a coisa que praticou a ação. O mundo dos contos de fada traz um outro exemplo.
A voz verbal indica uma relação que se estabelece entre o verbo e o sujeito sintático. Em uma oração na voz passiva, o sujeito é o paciente do processo expresso pelo verbo....Gramática.